×

A Engenharia Ambiental em números

Publicado em 31 de janeiro de 2025

No dia em que se comemora o profissional engenheiro ambiental (31/01), conheça mais sobre como essa área tem se destacado nos últimos anos

Quando se fala em engenheiros ambientais no Crea-PR, embora ainda seja uma profissão considerada nova em relação às demais que compõe o Sistema Confea/Crea, todos os profissionais nos reconhecem.

Esse reconhecimento acontece devido à quantidade de profissionais que hoje estão registrados no Conselho. Atualmente, somos em número de 3.415, tanto formados em Engenharia Ambiental, Sanitária ou em ambas, o que por si só já nos traz representatividade.

Deste total, temos aproximadamente 40% que se declaram do sexo feminino, sendo que, se compararmos esse número ao total de profissionais do Conselho, são 16,3%. Assim, um dos diferenciais da nossa categoria está justamente na diversidade de gênero, pois, além do registro, as mulheres têm participação ativa dentro do Sistema Profissional.

O Engenheiro Ambiental e Inspetor Tiago Santos (à esquerda) com os agentes de fiscalização do Crea-PR Cristian e Marisa

Atualmente temos nove engenheiros e engenheiras ambientais que atuam como inspetores nas diversas Regionais do Estado do Paraná. Contudo, somando aos mandatos anteriores, já tivemos no total 34 profissionais atuando como inspetores desde 2020. Para melhorar o entendimento, o inspetor é o profissional que atua de forma voluntária, escolhido por eleição ou indicação na região, que trabalha como representante do Crea para, junto à sua comunidade, melhorar a eficiência da ação fiscal. Desta forma, o profissional está contribuindo em defesa do exercício profissional e da sociedade.

Engenheira ambiental Mariana Maranhão, gerente de fiscalização do Crea-PR

Nesse quesito, é importante destacar que a atual gerente de fiscalização do Crea-PR, Mariana Maranhão (que é agente profissional do Conselho), é formada em Engenharia Ambiental.

O engenheiro ambiental e conselheiro do Crea-PR (2024) Felipe Marcel Dalmas Kotwiski

Hoje também podemos dizer que estamos muito bem representados na Plenária do Crea, pois nossa profissão possui oito conselheiros que representam diferentes entidades, trabalhando incansavelmente para o reconhecimento das nossas atribuições e também zelando para que a classe profissional e a sociedade sejam protegidas da atuação de profissionais e empresas mal intencionadas.

Uma atuação importante, que merece ser mencionada, é dos profissionais que atuam como representantes do Crea em conselhos, comissões, comitês e demais grupos de trabalho. Estão com o mandato ativo 20 engenheiros ambientais dentre 231 profissionais de todas as modalidades.

Acadêmicos membros do CreaJr-PR – da esquerda para a direita: Mirelly Lacerda Pinheiro, Raquel Michels Luppi e Kalleno Padilha

Além disso, cuidamos com carinho da nossa base, pois temos cadastrados junto ao CreaJr 647 membros corporativos (entre estudantes de Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária), sendo que 17 são membros dirigentes.

Mais do que números, nossa profissão é composta por pessoas atuantes, que acreditam em um trabalho sério, desenvolvido dentro da ética profissional, e que contribui para o desenvolvimento e progresso de toda a sociedade.

Nós, além de termos nossos registros ativos no Crea, o que possibilita o exercício legal da nossa profissão, construímos o sistema junto às outras profissões, enxergamos dificuldades, propomos soluções, vemos e somos vistos, e desta forma chegamos no patamar que estamos, como uma profissão reconhecida, admirada e principalmente respeitada por todos os nossos colegas e parceiros do Sistema Confea/Crea.

Engenheira ambiental e conselheira licenciada do Crea-PR, Mariana Gluczkowski
Gerente regional do Crea-PR, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires

Adaptação de artigo publicado na 5ª ed. da Revista Paranaense de Engenharia Ambiental (2025), de autoria da engenheira ambiental e conselheira do Crea-PR, Mariana Gluczkowski Parise, com colaboração do gerente regional do Crea-PR, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires.

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades