Crea-PR Conecta: portal de oportunidades
Banco de vagas e cursos para profissionais e estudantes das Engenharias, Agronomia e Geociências, em um único local com fácil acesso
Promover o acesso a informações sobre aperfeiçoamento e oportunidades de trabalho para os profissionais ligados ao Crea-PR, este foi o objetivo para o lançamento do portal Crea-PR Conecta. “Como o próprio nome já indica é uma via de mão dupla do profissional com o mercado de trabalho e também com capacitação, estágios, publicações e convênios, enfim, com todas as informações mais necessárias aos profissionais no seu dia-a-dia”, conta o presidente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari.
“É um elo do profissional com tudo que o Sistema Confea/Crea, Mútua e CredCrea tem a oferecer e também com o mercado de trabalho. Está lançado com muito material já disponível e será permanentemente abastecido com novidades para ficar cada vez mais completo” – Claudemir Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR.
“É um elo do profissional com tudo que o Sistema Confea/Crea, Mútua e CredCrea tem a oferecer, e ainda com o mercado de trabalho. Foi lançado com muito material disponível e será permanentemente abastecido com novidades para ficar cada vez mais completo”, conta o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Prattes.
Ele explica que nem todos os recursos disponíveis no portal são novos, mas agora estão agrupados de forma a facilitar o acesso dos profissionais aos recursos mais procurados no Crea-PR e nas instituições parceiras, voltados às oportunidades de trabalho e de aperfeiçoamento.
O portal foi idealizado durante o desenvolvimento do planejamento estratégico do Crea-PR. “O formato e conteúdo possibilita aos profissionais acessar informações úteis para o exercício das profissões. Mas eu diria que a vertente mais interessante é a conexão de quem procura uma oportunidade profissional com quem oferece uma vaga”, avalia.
O portal traz, ainda, informações valiosas aos estudantes das áreas tecnológicas. “Recomendo que todos os estudantes membros do Programa CreaJr utilizem o Crea Conecta para aproveitar ao máximo os benefícios que ele oferece. Afinal, ter acadêmicos mais antenados com a atualidade e com a estrutura do Sistema Profissional eleva a empregabilidade e beneficia toda a sociedade”, conta a estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), Isadora Lafan Artico, coordenadora Estadual do CreaJr-PR.
Cursos de qualificação profissional
Atualmente 60 cursos são ofertados pelo Crea Conecta na área de Capacitação e Aperfeiçoamento
O Sistema Pró-Crea já existe há 20 anos no Crea-PR para oferta de cursos on-line, mas foi totalmente reformulado nos últimos anos e agora pode ser acessado facilmente pelo Crea Conecta. “No novo portal, a ferramenta já consta em seu formato mais atual – na plataforma Moodle – com interface e navegabilidade mais amigável, novos recursos e aulas mais dinâmicas”, explica Prattes.
Segundo ele, os cursos tratam dos assuntos mais demandados pelos profissionais e pelo mercado de trabalho. “São assuntos que se ajustam à atualidade e às competências exigidas dos profissionais como, por exemplo, soft skills, com foco em habilidades comportamentais que geralmente não integram os currículos acadêmicos, mas que são muito valorizadas no mercado.”
O Engenheiro Civil Ricardo Paulin conta que ficou “impactado com a variedade e quantidade de cursos on-line, uma faixa que se estende de assuntos como ‘Noções de Cálculo’ até como ‘Como dar e receber feedbacks’”.
Ele atualmente é o supervisor de Engenharia do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) e conta que soube dos cursos pela área restrita do site do Conselho. “São abordados temas atuais como, por exemplo, ‘Internet das coisas – IOT’ e também para o desenvolvimento pessoal, como ‘Compliance’. Vou utilizar as informações em pontos que preciso desenvolver mais e de uma forma muito prática, pelo notebook em casa”, constata Paulin.
O gerente do DRI informa que nesses 60 cursos são quase 600 horas de treinamento acessível totalmente gratuito. “E a plataforma está sempre sendo atualizada com novos conteúdos. Até o final do ano chegaremos a 80 cursos on-line.”
Oportunidades profissionais
Destaque no Crea Conecta são as vagas, currículos, estágios e divulgações comerciais
“Uma verdadeira vitrine profissional”. É assim que o gerente do DRI, Claudemir Prattes, define a área ‘Oportunidades e Negócios’ do novo portal. E os serviços favorecem tanto as empresas das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, quanto os profissionais. Lá é possível cadastrar currículos, oferecer vagas de emprego ou estágio e ainda consultar as vagas e os currículos cadastrados.
“O Crea Conecta é um ótimo canal de oportunidades de estágio, facilitando a busca em empresas parceiras do Crea e permitindo que os estudantes do Programa CreaJr ganhem experiência prática e expandam seu currículo”, avalia Isadora.
A parte de oferta de empregos e estágios logo terá novidades. “Queremos integrar com o sistema do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola e também fazer uma parceria com os Comitês Empresarias, visando exclusividade de oferta de empregos pelo portal”, antecipa Prattes.
São três comitês: Comitê Empresarial da Construção (Cecon), Comitê Empresarial da Indústria (Ceind) e Comitê Empresarial do Agronegócio (Ceagro).
Apoio profissional
Portal disponibiliza publicações que auxiliam no dia a dia dos profissionais
No Crea Conecta os profissionais podem acessar três manuais: Manual do Jovem Profissional, Manual do Servidor Público Profissional e ABNT (leia matéria específica na página 14 CONFERIR). “O primeiro traz tudo que um profissional em início de carreira precisa saber. Desde registro, responsabilidade civil e o que é uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Tudo feito em linguagem simples para cada atividade”, descreve Prattes.
Já o do servidor público é um “braço de auxílio para o profissional das áreas tecnológicas que trabalha em órgão público. Lá estão todas as informações que ele precisa para exercer sua função de forma eficiente”, explica o gerente do DRI.
Deixe seu comentário
Pavimentação em concreto: feito para durar
Agenda Parlamentar: minuta contribui com PLs para compartilhamento de postes
Paraná:celeiro de inovação
Combate à Violência contra Mulheres
Rio Grande do Sul: lições aprendidas
Mercado em expansão
Aeroporto de Londrina – 75% das obras concluídas
Normas Técnicas
Mapa de alagamento para usinas exige trabalho integrado
Plano de Rigging: Elevando com segurança
VER Matérias Revista Crea-PR