Estudante de Engenharia Mecânica apresenta trabalho em Simpósio nos Estados Unidos
Texto e imagens: Alexsander Marques
O estudante do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, Lucas Lima Gomes, teve a oportunidade única de participar do Florida Fluids Symposium II, um congresso sobre engenharia na University of Central Florida, nos Estados Unidos. O acadêmico foi o único representante brasileiro no evento.
O congresso reuniu especialistas renomados e estudantes promissores de todo o mundo. “Foi uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos, discutir as últimas tendências e estabelecer contatos com profissionais da área”, afirmou o estudante em entrevista.
Lucas é um estudante dedicado e apaixonado por engenharia mecânica, e por meio de um amigo que estuda na universidade norte-americana teve a possibilidade de mostrar o andamento de sua pesquisa, que tem como objetivo a aplicação de um método de simulação fluidodinâmica para aplicações no espaço como: estações espaciais, satélites e outras missões espaciais. “Esse método utiliza milhões de partículas para simular aerodinâmica de objetos a velocidades que passam de cinco vezes a do som, sendo realizados os experimentos tanto em laboratórios como em computadores”, diz.
A participação do acadêmico no evento foi um marco significativo para sua carreira acadêmica e profissional, pois teve a oportunidade de apresentar sua pesquisa para uma plateia repleta de professores e estudantes internacionais, que elogiaram a sua abordagem inovadora e domínio do assunto.
Além da apresentação do seu trabalho, Lucas aproveitou ao máximo o congresso, participando de palestras, workshops, visita à NASA e sessões de debates. Ainda interagiu com outros pesquisadores, trocou experiências e estabeleceu contatos valiosos com profissionais da área da engenharia aeroespacial. “A oportunidade de participar deste congresso internacional foi incrível. Conheci pessoas inspiradoras e aprendi muito com as discussões e apresentações. A troca de conhecimento e a possibilidade de expandir minha rede profissional são inestimáveis”, disse.
Com sua participação destacada em um simpósio internacional nos Estados Unidos, Lucas representa não apenas a Unioeste, mas também o potencial dos estudantes brasileiros na área da engenharia. Sua experiência serve de inspiração para outros estudantes que desejam se destacar globalmente e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia em nosso país.
Deixe seu comentário
Projeto de engenheiro de PG conquista maior aporte do ‘Shark Tank’
Mãe e filho: cumplicidade até na graduação
Crea-PR entrega certificado de premiação recebida pelo Departamento de Geografia
UEPG firma parceria para tratamento de águas residuais de indústria local
Obras de acessibilidade reforçam compromisso da UEL com população PCD
Projeto de extensão da UEM é selecionado em Prêmio Sociedade Sustentável
UEM abre processo seletivo para mestrado em Engenharia de Alimentos
#TBT IEP: João Moreira Garcêz – O primeiro Presidente do IEP
Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques: conheça as indicadas do Senge-PR
Pesquisador recebe prêmio Profissional Destaque na produção de biogás
VER Notícias da semana