×

Cientistas desenvolvem bateria renovável que recarrega em segundos apenas com a luz do Sol

Publicado em 22 de setembro de 2022

Texto retirado do site Engenharia 360°

Cientistas do Reino Unido desenvolveram uma bateria renovável que seria capaz de completar 100% de sua carga em questão de segundos. A tecnologia ainda é um protótipo, mas os primeiros testes superaram as expectativas dos pesquisadores.

Conhecendo a nova tecnologia de bateria renovável

A bateria em questão, trata-se de um sistema de painéis solares de perovskita (módulos de grafeno), conectado ao banco de baterias de íons de zinco – modelo que recentemente empatou com as baterias de íons de lítio em termos de capacidade de armazenamento de energia. Veja na ilustração a seguir!

Esquema da bateria autorrecarregável é fina e flexível, ideal para aparelhos portáteis e vestíveis.[Imagem: Jinxin Bi et al. – 10.1016/j.ensm.2022.06.043] – Reprodução: ClickPetroleoeGas

Tanto a bateria de zinco (Zn-MnO2) quanto seu “carregador”, os painéis solares de perovskita, foram produzidos em camadas aplicadas por um sistema a jato de tinta e eletrodeposição – método que apresenta baixo custo. As características finais permitiram compor uma bateria de zinco com microbaterias ou supercapacitores de última geração, produzidos por métodos convencionais, ou seja, densidade volumétrica ultra-alta de 148 cm³ e densidade de potência de 55W cm³ na densidade de corrente de 400C.

Imagem retirada do artigo base

Características

Resumindo, esse tipo de bateria é atrativo por conta de suas propriedades de flexibilidade e resistência, além de que podem ser modeladas em pequenas espessuras. Segundo o time que desenvolveu a tecnologia, esse sistema “disponibiliza uma estratégia promissora para o uso eficiente de energia renovável e permite que a eletrônica vestível seja operada de forma contínua sem que seja necessário o carregamento plugado na rede”.

Com as suas propriedades, as novas baterias renováveis ultrafinas podem ser carregadas rapidamente a partir da energia solar. A saber, um protótipo testado levou cerca de 10 segundos para carregar 100% da bateria, gerando carga suficiente para suprir a demanda de sensores e LEDs por quase uma hora. Com o avanço dessa pesquisa, sistemas de auto carregamento capazes de disponibilizar autonomia energética tornarão os dispositivos vestíveis mais populares.

Texto retirado do site Engenharia 360°

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades