Cientistas desenvolvem bateria renovável que recarrega em segundos apenas com a luz do Sol
Texto retirado do site Engenharia 360°
Cientistas do Reino Unido desenvolveram uma bateria renovável que seria capaz de completar 100% de sua carga em questão de segundos. A tecnologia ainda é um protótipo, mas os primeiros testes superaram as expectativas dos pesquisadores.
Conhecendo a nova tecnologia de bateria renovável
A bateria em questão, trata-se de um sistema de painéis solares de perovskita (módulos de grafeno), conectado ao banco de baterias de íons de zinco – modelo que recentemente empatou com as baterias de íons de lítio em termos de capacidade de armazenamento de energia. Veja na ilustração a seguir!
Tanto a bateria de zinco (Zn-MnO2) quanto seu “carregador”, os painéis solares de perovskita, foram produzidos em camadas aplicadas por um sistema a jato de tinta e eletrodeposição – método que apresenta baixo custo. As características finais permitiram compor uma bateria de zinco com microbaterias ou supercapacitores de última geração, produzidos por métodos convencionais, ou seja, densidade volumétrica ultra-alta de 148 cm³ e densidade de potência de 55W cm³ na densidade de corrente de 400C.
Características
Resumindo, esse tipo de bateria é atrativo por conta de suas propriedades de flexibilidade e resistência, além de que podem ser modeladas em pequenas espessuras. Segundo o time que desenvolveu a tecnologia, esse sistema “disponibiliza uma estratégia promissora para o uso eficiente de energia renovável e permite que a eletrônica vestível seja operada de forma contínua sem que seja necessário o carregamento plugado na rede”.
Com as suas propriedades, as novas baterias renováveis ultrafinas podem ser carregadas rapidamente a partir da energia solar. A saber, um protótipo testado levou cerca de 10 segundos para carregar 100% da bateria, gerando carga suficiente para suprir a demanda de sensores e LEDs por quase uma hora. Com o avanço dessa pesquisa, sistemas de auto carregamento capazes de disponibilizar autonomia energética tornarão os dispositivos vestíveis mais populares.
Texto retirado do site Engenharia 360°
Deixe seu comentário
Projeto de engenheiro de PG conquista maior aporte do ‘Shark Tank’
Mãe e filho: cumplicidade até na graduação
Estudante de Engenharia Mecânica apresenta trabalho em Simpósio nos Estados Unidos
Crea-PR entrega certificado de premiação recebida pelo Departamento de Geografia
UEPG firma parceria para tratamento de águas residuais de indústria local
Obras de acessibilidade reforçam compromisso da UEL com população PCD
Projeto de extensão da UEM é selecionado em Prêmio Sociedade Sustentável
UEM abre processo seletivo para mestrado em Engenharia de Alimentos
#TBT IEP: João Moreira Garcêz – O primeiro Presidente do IEP
Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques: conheça as indicadas do Senge-PR
VER Notícias da semana