A Vida em primeiro lugar: A Relevância da Segurança do Trabalhador no Abril Verde
Artigo pelo Engenheiro de Segurança o Trabalho e Higienista Ocupacional Wilson Silva
No mês de abril a tonalidade verde ganha ênfase, elevando seus dias à reflexão quanto à segurança no trabalho e a prevenção de acidentes. Com o tema “Abril Verde”, tendo como base de escolha o mês de abril, a Lei n.º 11.121/2005, o dia 28 de abril como o Dia Mundial e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o dia 7 de abril, celebrado pela Organização da Saúde desde o ano de 1948 como o Dia Mundial da Saúde, destacando a importância da segurança do trabalho, levando as empresas de forma voluntária à intensificação de ações junto aos trabalhadores e comunidade para conscientização quanto ao assunto, para colocar panfletos, oferecer palestras, laços de fitas verdes para simbolizar o tema, colocar luz verde refletindo em sua fachada entre outros movimentos, valorizando e demonstrando a importância do tema em qualquer ambiente seja no trabalho ou não.
Com a globalização as tecnologias voltadas as prevenções de acidentes também ganham o mundo, e no Brasil entre as novas tecnologias os NR – Normas Regulamentadoras editadas pelo ministério do trabalho, mencionou as redes de segurança conforme Norma Europeia EN. 1263-1/2004 e 1263-2/2016, já utilizadas em muitos países da Europa, sendo hoje uma realidade cada vez mais presente no Brasil e com muitos relatos de vidas salvas com o uso do sistema para retenção de queda de trabalhadores. Estas novas tecnologias também vêm sendo aplicados as proteções de equipamentos com base nas normativas da NR-12 que trata da SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, evitando acidente com perda de membros e vidas. Afinal, o trabalhador é pago para trabalhar e não se matar, por isso da necessidade de investimentos nesta área. Desta forma, o Abril Verde tem a finalidade de lembrar que a negligência na segurança do trabalhador pode resultar em consequências devastadoras, afetando o indivíduo, familiares e sociedade.
Uma conscientização e investimento robusta na segurança é responsabilidade dos empregadores, mas o uso correto destes investimentos em tecnologias e procedimento seguros, cabe a todos; a visibilidade de que investimentos em segurança pela empresa é uma realidade e vale a pena investir é a redução dos acidentes quando comparado o número de trabalhadores e os acidentes atuais em relação aos anos 80.
Deixe seu comentário
27/11 – Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho
A importância do relacionamento humano dentro da engenharia
A engenharia e a geopolítica energética
A Ponte de Guaratuba e a importância da Engenharia
Quadros profissionais impulsionam o desenvolvimento sustentável dos municípios
A Micro e Mini Geração Distribuída Aumenta a Tarifa?
A engenharia no ICMS ecológico do Paraná
Abril Verde: prevenção, segurança e saúde no trabalho
Qualidade e desempenho habitacional: responsabilidades jurídicas
O Geoprocessamento na SEDU/PARANACIDADE
VER Artigos