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A Ponte de Guaratuba e a importância da Engenharia

Publicado em 26 de dezembro de 2022

No momento em que muitos paranaenses enfrentam problemas de congestionamento e horas de atraso no deslocamento para nosso litoral, nesse final de ano de 2022, uma obra esperada por mais de cinco décadas e que está, enfim, tendo um efetivo processo de encaminhamento tem o potencial de contribuir para resolver uma parte importante destes problemas. Tal a importância dessa obra, que de forma excepcional, estava prevista na Constituição do Paraná (artigo 36).  A Ponte de Guaratuba tem em seus projetos a previsão de 1.244 metros de extensão e será uma obra de infraestrutura que auxiliará diretamente a população litorânea, turistas e toda a sociedade paranaense. Por conta de sua relevância e complexidade, a ponte contou, até o momento, com mais de uma centena de profissionais das diferentes áreas das engenharias, para que fosse possível concretizar a formatação da parte técnica necessária para um trabalho dessa envergadura.

Por questões legais que envolvem o andamento da licitação, a tramitação dos processos para execução da obra está suspensa, por decisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), decorrente de uma ação movida por uma das empresas participantes da licitação. Tal ação deve levar a mudança dos prazos iniciais. Sabemos das dificuldades existentes nas licitações de obras públicas, mas esperamos que isso se resolva o mais breve possível para que a sociedade não sofra ainda mais com prejuízos pela falta da infraestrutura, e prejuízos financeiros com o retrabalho de tudo o que já foi feito até aqui.

Todo esse processo deve ser discutido com o devido embasamento técnico, por profissionais qualificados, de forma a ser superado adequadamente, com transparência e informações para a sociedade paranaense. Nos colocamos a disposição para contribuir com essa solução, pois entendemos que a efetivação da obra é fundamental para o desenvolvimento de nosso estado e melhoria das condições de infraestrutura do Paraná.

O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da obra foi apresentado durante audiências públicas nas cidades de Guaratuba e de Matinhos no início de dezembro, promovidas pelo Governo do Estado do Paraná. A nossa equipe do Crea-PR, acompanhada de representantes das Entidades de Classe, esteve presente nos encontros e seguirá ao lado dos nossos profissionais, fiscalizando e acompanhando as diferentes fases do projeto e execução da obra.

O estudo apresentado identificou o espaço onde será realizada a obra e levou em consideração todas as condições técnicas, ambientais e estruturais necessárias para sua elaboração. Esse respaldo inicial servirá de base para a execução do projeto em si. Com a presença de profissionais qualificados e de acompanhamentos especializados, o trabalho técnico será feito com o rigor necessário por todos os envolvidos. Esse ponto, amparado a presença e a credibilidade que temos pela fiscalização do Crea-PR, é de fundamental importância para que minimizemos ao máximo riscos de sofrer impactos semelhantes aos que ocorreram recentemente em rodovias que levam a municípios da região.

Hoje, o trajeto que conecta as cidades de Guaratuba e Matinhos é realizado apenas por meio de ferry-boat. Em épocas com alto fluxo de pessoas, como o período de festas de fim de ano, são comuns as filas de congestionamento que levam a horas de espera na viagem. Situação que foi pensada pelos profissionais envolvidos e certamente irá melhorar a vida dos que serão beneficiados com o projeto, que terá ainda ciclovia e calçada para pedestres.

A expectativa inicial é de que a ponte será entregue em 32 meses. Destes, dois meses estão previstos para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra. Ao considerar também as vias de acesso, a extensão da obra deve alcançar 3,07 quilômetros.

A magnitude do projeto envolve também alterações a acessos já existentes. Um exemplo é a construção de uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, na chegada de Guaratuba, a implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes, a correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva. Essas mudanças estão previstas para serem realizadas na margem sul. Além disso, a margem norte, que conecta a PR-412, será alargada com o intuito de encaixar a ponte. Um retorno também será construído sob a ponte para a ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Como profissional e dirigente de um Conselho de Classe que luta por interesses sociais e está vigilante as áreas conectadas às Engenharias, Agronomia e Geociências, penso que a obra será um importante legado que mostrará para as atuais e futuras gerações a relevância do trabalho executado por profissionais qualificados das mais diversas áreas. Nos próximos anos, ao concretizarmos a obra, veremos os impactos diretos da ponte no desenvolvimento da região do litoral do Paraná.

Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira
Presidente do Crea-PR

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