Projeto de pesquisa em Engenharia de Estrutura recebe mais de 500 mil
Por Francisco Dias Neto (UEM)
O Departamento de Engenharia Civil (DEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação do professor Carlos Humberto Martins, teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu, hoje (31), mais de meio milhão de reais para serem investidos na instituição.
Este projeto aprovado agora é um complemento de outro projeto já aprovado e divulgado na UEM, com recursos de 1,4 milhões de reais. A chamada aprovada esta neste link e o resultado final pode ser consultado aqui, na chamada n° 064/2022.
De acordo com Martins, o projeto é inovador porque utiliza uma nova forma de realizar simulações numéricas por computador. Em vez de usar computadores físicos em laboratórios da UEM, o projeto utiliza computadores virtuais de alto desempenho da Amazon Web Service em nuvem, conhecido como Processamento em Nuvem. Isso significa que não é mais necessário ter espaço físico ou comprar computadores, já que é possível usar computadores virtuais em nuvem e pagar pelo serviço de processamento de acordo com o tempo utilizado. Além disso, o sistema tem a vantagem de ser altamente seguro e proteger os dados, e também de nunca ser interrompido.
O projeto aprovado dará um novo salto de eficiência no grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV/UEM) em Estruturas de Aço e Mistas de Aço-Concreto, que envolverá a Empresa ArcelorMittal, um dos maiores conglomerados de aço do mundo e também de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Sobre: CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.
Deixe seu comentário
Projeto de engenheiro de PG conquista maior aporte do ‘Shark Tank’
Mãe e filho: cumplicidade até na graduação
Estudante de Engenharia Mecânica apresenta trabalho em Simpósio nos Estados Unidos
Crea-PR entrega certificado de premiação recebida pelo Departamento de Geografia
UEPG firma parceria para tratamento de águas residuais de indústria local
Obras de acessibilidade reforçam compromisso da UEL com população PCD
Projeto de extensão da UEM é selecionado em Prêmio Sociedade Sustentável
UEM abre processo seletivo para mestrado em Engenharia de Alimentos
#TBT IEP: João Moreira Garcêz – O primeiro Presidente do IEP
Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques: conheça as indicadas do Senge-PR
VER Notícias da semana