15º Encontro do CreaJr-PR
Evento abordou comunicação, governança cooperativa e gestão de produtividade
A importância de uma comunicação assertiva, o trabalho em conjunto por meio da metodologia de governança cooperativa, e o desenvolvimento das habilidades de gestão do tempo e da produtividade foram os principais temas abordados com os acadêmicos participantes do 15º Encontro Estadual do CreaJr- PR. O evento, que recepciona e prepara os membros dirigentes de todo o estado para exercerem o cargo e cumprirem suas atribuições e metas, ocorreu no final de março, realizado pelo Crea-PR com apoio do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia -, da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR – e da CredCrea – Cooperativa de Créditos.
O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil, Ricardo Rocha, destacou que hoje o CreaJr no Paraná tem dez mil membros corporativos e “queremos ver esses membros cada vez mais engajados, acolhendo o CreaJr em suas atividades na graduação”. Para ele, os jovens que fazem parte atualmente do Programa vão “trabalhar com as grandes mudanças nas Engenharias, Agronomia e Geociências, como por exemplo as novas tecnologias de energia, e participar do Programa faz parte de sua preparação profissional, por isso tenho orgulho de assinar cada termo de novo membro”.
Atualmente o Programa tem 105 cursos de graduação representados, o que significa 25% dos cursos no Estado do Paraná, que somam 200 membros dirigentes.
O Eng. Ricardo comenta ainda que “têm sido feitas melhorias com muito planejamento e dedicação, desde 2005, quando o Programa começou, e é muito importante ver ex-membros dirigentes hoje fazendo parte do Sistema Profissional como conselheiros e dirigentes de Entidades de Classe”. O presidente falou ainda da importância da ampliação de contatos e engajamento nas redes sociais.
A coordenadora estadual do Programa CreaJr, acadêmica de Agronomia Bruna Rizzo Milagres, diz sentir-se orgulhosa da realização do evento na sua cidade e considera o momento como uma oportunidade: “o intuito desse evento é se engajar, então aconselhei aos colegas que aproveitassem o momento para se conhecer, fazer networking, estreitar os relacionamentos e trocar informações”.
Comunicação pessoal e profissional
A jornalista do Crea-PR, Débora Pereira, e o estudante de Jornalismo Luiz Gustavo Gonçalves da Costa e Silva, que trabalha com as redes sociais do CreaJr-PR, conversaram com os participantes sobre ‘Comunicação pessoal e profissional’ e ‘Engajamento nas redes sociais’. Falaram da importância de desenvolver a habilidade da comunicação e passaram dicas de boas práticas de comunicação, tanto pessoal como profissional.
“O intuito desse evento é se engajar, então aconselhei aos colegas que aproveitassem o momento para se conhecer, fazer networking, estreitar os relacionamentos e trocar informações” – coordenadora estadual do CreaJr-PR, acadêmica de Agronomia Bruna Rizzo Milagres
Governança Cooperativa do Crea-PR
A mesa redonda Conheça a Governança Cooperativa do Crea-PR foi realizada com o presidente Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, a conselheira e coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, Eng. Civ. Karlize Posanske, representando todos os conselheiros, a presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, Eng. Eletric. Aline Priscila Bortolotto, o coordenador do Colégio de Instituições de Ensino da Regional Maringá, Eng. Eletric. Prof. Fabio Augusto Gentilin, e o coordenador do Colégio de Inspetores Regional Maringá, Eng. Mec. Marcos Pintor, com mediação da coordenadora-adjunta do Programa CreaJr-PR, a graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela UTFPR de Dois Vizinhos, Renata Voitena.
A mediadora contou como começou a se envolver e como conheceu o Sistema Profissional, história que provavelmente é semelhante à de outros estudantes. O presidente Ricardo Rocha explicou como funciona o organograma do Crea-PR falando dos conselheiros, Plenária, comitês e comissões, inspetores, entidades de classe, instituições de ensino, colegiados. Para ele é “fundamental que todos os envolvidos com as atividades do Conselho participem, pois nenhum jogador ganha sozinho. Trabalhamos por uma gestão cooperativa e participativa, e a contribuição de todos é o que torna o Crea cada vez melhor”, enfatiza.
Os demais participantes da mesa falaram como ocorreu sua aproximação do Conselho e como o é o trabalho das áreas e grupos que representam atualmente, trabalhando sempre em conjunto. Os membros dirigentes tiveram a oportunidade de realizar comentários e perguntas, esclarecendo suas dúvidas sobre como funciona e como participar do Sistema Profissional.
José Medeiros Filho, conhecido como um verdadeiro ‘transformador de pessoas’, falou sobre gestão do tempo e produtividade, passando o panorama atual do profissional multitarefas e várias dicas de como gerir de forma mais adequada o tempo disponível, sendo ao mesmo tempo mais produtivo. A palestra foi bastante interessante e comentada positivamente pelos acadêmicos.
O CreaJr e seus benefícios foi o tema da fala do Eng. Eletric. André Vinicius Pagani, gestor do Programa do CreaJr-PR. Após entender os objetivos do Programa e o papel dos membros dirigentes em sua atuação, eles realizaram uma atividade prática em grupo, planejando suas ações para 2022.
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