×

Evento destaca ações de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado em 27 de abril de 2023

Por Vitor Struck (Agência UEL)

A UEL sediou, na manhã desta terça-feira (25), um debate acerca do papel das universidades e instituições públicas do Paraná na promoção das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O Encontro de Sustentabilidade e Produção do Conhecimento: Abordagens e Implicações nas Pesquisas Desenvolvidas (Enpesus) foi realizado no Anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Cesa) e contou com a presença de autoridades, docentes e representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Em seu pronunciamento, a reitora da UEL, Marta Favaro, destacou uma série de ações, dentre elas, o lançamento do Portal Integrado, ferramenta que sistematiza mais de 125 projetos de pesquisa e extensão realizados na universidade em um único endereço eletrônico. O conteúdo do portal está organizado a partir dos 17 ODSs e inclui as ações realizadas pela administração da UEL nos últimos anos. “Vai ser um canal que coloca em evidência todo o trabalho já que vem sendo desenvolvido pelos nossos pesquisadores e professores. Agradecemos a todos, especialmente à equipe da Proplan (Pro-Reitoria de Planejamento), por ter organizado o portal. É um início de sistematização e visibilidade aos projetos que estão em funcionamento que pretendem se fortalecer a cada dia como todos os nossos outros projetos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, avalia.

A criação do Portal Integrado contou com o apoio das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), da Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI).

Programação 

Para abordar o panorama das ações de promoção da sustentabilidade em todas as áreas do conhecimento fomentadas pelas universidades públicas do Paraná, a assessora técnica da Seti, Erika Juliana Dmitruk, apresentou a palestra “O desenvolvimento sustentável na pauta do Governo do Estado do Paraná – uma conquista que se faz em rede”.

Em seguida, os participantes assistiram à palestra “Sustentabilidade como agenda de pesquisa: como conciliar ensino, pesquisa e extensão?”, ministrada pelo professor Carlos Eduardo Caldarelli. Docente do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional, ambos do Cesa, Caldarelli é graduado em Ciências Econômicas pela UEL e doutor em Economia Aplicada pela Esalq/USP e estágio em pós-doutoral na University of California (Berkeley). Na UEL, coordena o projeto “Cadeia Produtiva, Mercado e Comercialização do Café no Brasil”, que há cinco anos analisa o modelo de cafeicultura adotado no País. 

A programação do Enpesus também contou com a apresentação oral de dez resumos de produções científicas de estudantes de pós-graduação da UEL. Os resumos, listados ao final desta reportagem, foram selecionados pela Comissão Científica formada pelas docentes Danielly Negrão Guassú Nogueira, Fabíola Azanha de Carvalho e Janaína Mantovan. 

O evento realizado na manhã desta terça-feira contou com o patrocínio do Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (CCB), sob a coordenação do professor José Marcelo Domingues Torezan e da ténica Alba Lúcia Caavalheiro.

O Enpesus contou com a presença da coordenadora de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Gisele Miyoko Onuki; do vice-reitor da UEL, Airton Petris; o pró-reitor de Planejamento; Sérgio Carlos de Carvalho; a pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Tucci de Carvalho; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Silvia Marcia Meletti; a pró-reitora de Extensão Cultura e Sociedade, Zilda Aparecida de Freitas de Andrade e do coordenador geral do evento e diretor de Planejamento e Integração Acadêmica, Sérgio Henrique Gerelus.

Resumos apresentados: 

1. “Membranas Eletrofiadas com Dióxido de Titânio para Degradação de Poluente Emergente” – Beatriz C. Benuto;

2. “Seleção de Linhagens de Bacillus com Potencial Antagônico Contra Aspergillus flavus” – Beatriz C. Ferranti;

3. “Oferta Intermitente de Dieta de Cafeteria em Ratos Durante a Adolescência: Parâmetros Metabólicos na Adolescência e na Fase Adulta” – Cleusa Wichoski;

4. “Possível papel Protetor da Nanopartícula de Ferrihidrita Contra Estresse Oxidativo Promovido por Herbicidas em Ratas Wistar” – Lucas L. França de Oliveira;

5. “Produção de Lipases a Partir de Resíduos de Malte” – Jéferson Henrique Moreira;

6. “Desenvolvimento de Metodologia para Determinação de BTX por CLAE-DAD Empregando Short-Column” – Rafael Junqueira Leal;

7. “Grãos de Milho Destinados à Produção de Ração Animal: Incidência e Identificação das Principais Espécies de Fungos” – Mauro César Piotto de Lima;

8. “Um Estudo de Caso Sobre a Inadimplência e o Furto de Energia Elétrica – Juliani Chico Piai Paiva; 

9. “Athis como Política Pública para Fomentar Moradias Dignas à População de Baixa Renda em Londrina – PR” – Beatriz Barradas Silveira;

10. “Método Limpo: Determinação dos Teores de Cafeína em Café Comercial Torrado e Moído por Espectroscopia do Infravermelho Próximo e Quimioterapia” – Thiago da Silva Dias. 

Confira também a reportagem da TV UEL:

Fonte: O Perobal (UEL)

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades