Parceria inovadora entre CreaJr-PR e Mútua Jr traz benefícios aos estudantes
Paraná foi precursor em oferecer parceria que amplia benefícios e oportunidades aos futuros profissionais
O Paraná mais uma vez foi precursor em 2024 ao fortalecer o Programa CreaJr-PR em parceria com a Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais, que criou o Mútua Jr, promovendo a inserção de estudantes das áreas tecnológicas também na Mútua, além do Sistema Confea/Crea. Essa parceria inovadora o posiciona como primeiro estado a integrar oficialmente os dois programas, ampliando os benefícios e as oportunidades para futuros engenheiros, agrônomos e profissionais de geociências.
Os estudantes que participam do programa CreaJr-PR agora também podem se tornar integrantes do Mútua Jr. Ao aderir, os membros do CreaJr-PR passam a usufruir de benefícios que os ajudam a se preparar para o mercado de trabalho e a estabelecer uma conexão mais forte com o Sistema.
A parceria entre o CreaJr-PR e a Mútua permite que os dados dos estudantes participantes sejam compartilhados de forma segura, facilitando o processo de inscrição no programa Mútua Jr. Essa integração garante que os estudantes tenham acesso imediato a ferramentas como cursos, capacitações e vantagens exclusivas, tudo sem custo adicional.
O que é o Programa Mútua Jr?
O Programa Mútua Junior, idealizado inicialmente pela diretoria da Mútua-PR, foi concebido para acolher estudantes e recém-formados das áreas de Agronomia, Engenharia e Geociências, possibilitando-lhes acesso a benefícios exclusivos. Inspirado no CreaJr, o programa foi criado após debates e colaborações entre as equipes da Mútua-PR e do Crea-PR. Lançado oficialmente em maio de 2024, durante a reunião das Caixas-Sul em Foz do Iguaçu, o programa rapidamente se tornou referência nacional, com outras Mútuas estaduais interessadas em implementá-lo.
O Mútua Junior oferece, sem custos de inscrição ou anuidades, acesso a sete benefícios importantes entre os 18 disponibilizados aos mutualistas contribuintes. Esses benefícios incluem saúde, previdência privada, seguro de viagem, descontos pelo Clube de Vantagens e acesso a normas técnicas com condições especiais. Ainda que os jovens mutualistas não possam acessar benefícios pecuniários reembolsáveis, por exigência legal, eles têm a oportunidade de se cadastrar e aproveitar os serviços enquanto estudantes ou até um ano após a colação de grau.
A nova diretoria da Mútua Nacional, após analisar e aprimorar o programa, relançou-o com pequenas alterações para torná-lo ainda mais atraente e abrangente. O Mútua Junior busca fortalecer a formação dos jovens profissionais, oferecendo apoio desde o início de suas jornadas acadêmicas até a efetivação como mutualistas contribuintes.
O Mútua Jr foi criado para atender, apoiar e incentivar estudantes e recém-formados das áreas tecnológicas que ainda não possuem registro profissional. Os participantes têm acesso a uma série de vantagens anteriormente restritas aos profissionais registrados (veja box).
Profissionais e estudantes destacam importância da Mútua Jr
O engenheiro eletricista Edson Luiz Dalla Vecchia, presidente da Mútua-PR, destacou a importância da parceria com o CreaJr-PR: “É com grande entusiasmo que falo sobre o Programa Mútua Junior, uma iniciativa que surgiu aqui no Paraná em conversas entre a diretoria da Mútua-PR logo no início deste ano. Durante nossas viagens pelo estado, ao lado do presidente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Clodomir Ascari, identificamos a necessidade de acolher jovens estudantes e recém-formados. Inspirados pelo sucesso do CreaJr, unimos esforços para criar algo complementar e, após meses de intenso trabalho e debates, conseguimos lançar o programa”.
Hoje, com o Mútua Jr em pleno funcionamento, “fico feliz em afirmar que estamos oferecendo aos estudantes e recém-formados uma oportunidade única de iniciar sua jornada no Sistema Confea/Crea e Mútua. Tenho reiterado que somente vantagens em ser um mutualista, especialmente para quem está começando, pois o programa proporciona benefícios fundamentais para uma formação sólida, tranquila e abrangente. Ver essa ideia crescer e se espalhar pelo Brasil é motivo de orgulho para todos nós”.
A estudante Jeanne de Baldi, coordenadora estadual eleita do CreaJr-PR para 2025, também compartilhou sua visão sobre a colaboração. “Idealizado pelo Crea-PR, o Mutúa Júnior vem com diversos benefícios que aproximam ainda mais os acadêmicos do Sistema Confea/Crea e Mútua, possibilitando maiores oportunidades aos alunos durante sua formação. Contar com o apoio de uma Caixa de Assistência como a Mútua Jr, direcionada especificamente para os acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, é um grande avanço para a valorização dos futuros profissionais. O programa dispõe dos mais variados recursos para ampliar o preparo técnico dos futuros profissionais com a oferta de cursos, além de conceder acesso às normas técnicas da ABNT, que embasam nossas pesquisas e atividades, um plano de previdência complementar já pensando em nosso futuro, acesso a serviços de saúde, e também dispõe do Clube Mútua de Vantagens, que oferece convênios que facilitam a vida acadêmica”, explica.
Além disso, para ela, com esses benefícios, o CreaJr-PR, têm sido fortalecido e consolidado. “Queremos alcançar ainda mais acadêmicos em busca do nosso objetivo: aproximá-los cada vez mais do Sistema Confea/Crea e Mútua”, finaliza.
Deixe seu comentário
Cidades inteligentes
Termo de cooperação: TJPR e Crea-PR firmam troca de informações
Mais que Energia: investimentos impulsionam o desenvolvimento do Paraná
Planejamento Estratégico do Crea-PR: um ano de conquistas e avanços
Rastreabilidade na mira
Rastreabilidade vegetal
Blockchains: a evolução da rastreabilidade na área mecânica
Ações impulsionam qualidade de vida e turismo nas praias paranaenses
Pavimentação em concreto: feito para durar
Agenda Parlamentar: minuta contribui com PLs para compartilhamento de postes
VER Matérias Revista Crea-PR