×

5 erros mais comuns na horta que prejudicam seus cultivos

Texto retirado do site AgroLink

Está iniciando um canteiro de hortaliças? Confira agora os principais erros que comprometem os seus cultivos

Nada melhor do que ter em casa, à sua disposição temperos e hortaliças direto do seu canteiro. Mas, para haver sucesso no crescimento dos cultivos, é essencial proporcionar todos os cuidados para um bom desenvolvimento do plantio. Entretanto, existem alguns erros mais comuns na horta que podem prejudicar o rendimento das hortaliças, assim, é essencial saber quais são e como evitá-los.

1. Local incorreto para a horta

O primeiro erro que pode inferir negativamente no desenvolvimento das suas hortaliças é a escolha incorreta do local. Independente se o seu canteiro estará em quintais ou em apartamentos, é fundamental manter a horta em ambientes em que haja a exposição direta da luz solar e seja arejado.

Para a maioria das hortícolas, a iluminação plena é essencial para uma colheita de sucesso, assim, deve-se haver um contato direto com o sol por, pelo menos 5 horas diárias. Logo, caso você more em apartamentos, coloque os vasos ou as jardineiras junto às janelas, ou na varanda. 

2. Erros na irrigação 

O excesso ou a falta de água também podem colocar por água abaixo os seus cultivos. Assim, no caso das mudas, recomenda-se utilizar um borrifador para aguá-las, evitando o encharque completo do solo e, quando estiverem com tamanho médio de 10 cm, você já poderá utilizar um regador comum. Quanto à quantidade de água, vai depender de muitos fatores como clima e região, mas, de uma forma geral, o substrato da horta deve estar sempre úmido, porém, não encharcado.  

3. Preparo incorreto do substrato

Outro ponto que favorece o encharque do solo é o preparo incorreto do substrato, prejudicando diretamente as hortaliças. Assim, substratos densos, compactos, inférteis e sem conteúdo orgânico impossibilitarão até mesmo a germinação das sementes ou crescimento das mudas. Portanto, é ideal que o substrato seja leve, aerado, com boa drenagem, fértil e com om aporte de conteúdo orgânico. Embora existam muitos tipos de substrato, uma mistura universal que funciona sempre  para a maioria dos cultivos é apostar na mistura de terra comum, terra vegetal e algum adubo orgânico como o húmus.  

4. Preparo incorreto do vaso

Em caso do plantio das culturas em vaso ou jardineiras, alguns erros também são cometidos, que igualmente levam ao acúmulo de água nas raízes. Nesse sentido, é essencial que esses possuam perfurações em sua base, de modo que haja o escoamento da água resultante do processo de irrigação. Não apenas, deve também conter a camada de drenagem, feita a partir da utilização de argila expandida ou britas de jardim. Camada essa que, por muitas vezes, não é feita, prejudicando a drenagem da água. 

5. Erros na semeadura 

Por fim, finalizando a lista de erros mais comuns na horta, está o manejo incorreto da semeadura. Assim,  evite colocar mais que 3 sementes em cada cova. Para a maioria dos cultivos, elas necessitam de espaço para seu desenvolvimento. Entretanto, para as plantas que nascem em “maços”’, como a cebolinha e o coentro, o Agro e Jardim indica colocar 8 sementes por cova. Além disso, muitos realizam a semeadura profundamente, fazendo com que as sementes não tenham força para brotas. Portanto, para corrigir esse erro, acomode-as bem próximas à superfície, cerca de 0,5 cm de profundidade. 

Texto retirado do site AgroLink

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades