Sistema Confea/Crea e Mútua
Sistema Confea/Crea e Mútua elegerá suas lideranças no dia 17 de novembro
As Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023 serão realizadas no dia 17 de novembro das 8 às 19 horas. Serão eleitos: presidente do Confea; presidentes dos Creas; conselheiros federais dos Estados de Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil); São Paulo (Industrial) e Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia. Também os diretores gerais e diretores administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútuas).
O processo será pela internet. Para votar, basta acessar o site votaconfea.com.br pelo celular, computador, tablet, etc. ou mesmo por equipamentos que estarão disponíveis nas sedes, inspetorias e escritórios de representação dos Creas, mediante autenticação individual.
Mas atenção: para votar é preciso ser registrado e estar em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 dias antes da data da eleição (18 de outubro), sendo que o voto será considerado na circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independente do seu registro originário ou locais onde possuir visto.
Todo o processo é regido pelas Resoluções 1.114/2019 e 1.117/2019, que contêm o regulamento eleitoral para os cargos de Presidente do Confea, Presidentes dos Creas e Conselheiros Federais, e Diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Conheça, a seguir, os candidatos e seus planos de trabalho.
Confira as principais datas do calendário eleitoral
18/10/2023
Data – Limite para quitação de eventuais débitos pelos profissionais para fins de ser considerado eleitor.
31/10/2023
Edital da CEF contendo extrato das decisões proferidas e a relação completa dos registros de candidatura deferidos ou indeferidos.
17/11/2023 DIA DA ELEIÇÃO
21/11/2023
CEF – data – limite para consolidar os dados e informações, encaminhando ao plenário do Confea a proposta de homologação dos resultados das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea/Mútua 2023
15/12/2023
Data- limite para o plenário do Confea homologar o resultado das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea/Mútua 2023
18/12/2023
Edital da CEF contendo o resultado das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea/Mútua 2023 homologado pelo Plenário do Confea.
Candidato a presidente do Crea
Clodomir Ascari
Eng. Agrônomo, especialista em Administração Rural, Agronegócio, Cooperativismo e Teologia.
Foi gerente de planejamento e novos negócios em Cooperativa; pres. da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco; pres. da FEAPR; vice-presidente da Confaeab; conselheiro, vice-presidente e diretor adm. do Crea-PR; pres. do Conselho do Meio Ambiente e do Conselho de Desenvolvimento Rural de Pato Branco; secretário de Agricultura e do Meio Ambiente em Pato Branco-PR.
Programa de Trabalho
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Sociedade
» Combater o exercício ilegal e não ético das profissões;
» Ampliar, intensificar e modernizar a fiscalização;
» Ampliar a divulgação das políticas de fiscalização;
» Expandir os Colégios Empresariais-CEMP.
Profissionais
» Tratamento isonômico para profissões e profissionais;
» Melhorar a recepção e a inserção do jovem profissional;
» Defender os direitos profissionais; justa remuneração e honorários; ocupação de cargos técnicos;
» Promover a criação, fortalecer e estimular a autonomia e participação das mulheres nos comitês regionais e na entidade;
» Conferir efetiva importância à inclusão e à diversidade.
Interinstitucionais
» Combater normas ilegais de outros Sistemas;
» Fortalecer a Agenda e a Frente Parlamentar.
Entidades de Classe
» Ampliar o programa de comunicação em todas as regionais;
» Fortalecer e melhorar Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe;
» Desburocratizar os Editais de Chamamento Público;
» Ampliar a atuação do Prêmio Crea da Qualidade nas Entidades de Classe – PCQ.
» Instituições de Ensino
» Defender a melhoria da qualidade dos cursos;
» Modernizar e simplificar o processo de cadastro de cursos e de registro profissional;
» Incentivar os programas de Residência Técnica;
» Ampliar e fortalecer a atuação do Crea.
Administração
» Defender a integridade do Sistema Confea/Creas e Mútua;
» Fortalecer o modelo de Gestão Colaborativa e de Governança Cooperativa do Crea;
» Defender maior autonomia à Mútua regional;
» Implantar normas de compliance nas áreas executiva e deliberativa;
» Implantar os princípios de boas práticas de gestão ambiental, social e de governança – ESG;
» Melhorar a experiência dos usuários de produtos e serviços do Conselho;
» Manutenção dos princípios da qualidade – NBR ISO;
» Capacitar o quadro funcional;
» Promover isonomia e proporcionalidade nas fiscalizações.
Julio Cesar Vercesi Russi
Engenheiro civil formado na UFPR em 1982,
pós-graduado em Geoprocessamento na UFPR
e em Tecnologia da Informação Unicenp.
Atuação: DER-PR desde 1978-2017, Diretoria de Manutenção e Conservação, Secretaria dos Transportes CPPT, Gerente e Assessor de Geoprocessamento.
Atividades: Conselheiro Suplente ABENC-PR, Conselheiro Titular AEDER-PR(CREA), Professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Membro da ABNT- Elaboração de Projetos Gráficos e eleito Diretor Geral Mútua-PR dois mandatos.
Crea-PR – Modernização de Gestão e Ampliação de Serviços e Produtos aos Registrados.
Compromissos
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» Exercer gestão administrativa cumprindo os princípios da legalidade, probidade, moralidade, impessoalidade e transparência;
» Fiscalização e transparência na aplicação dos recursos do Crea-PR;
» Valorização profissional de todos os profissionais com registro no Crea-PR.
» Programa de trabalho:
» Trabalhar a interiorização do Crea-PR, chegando a todas as regiões do Estado do Paraná;
» Ampliar o número de registrados no Crea-PR, através da ampla divulgação;
» Viabilizar a nova sede do Conselho;
» Realizar ações conjuntas com o Confea e Mútua para promoção da ética profissional e defesa de atribuições profissionais;
» Valorização profissional para todas as áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências;
» Termo de Fomento menos burocrático e acessível para Associações e Entidades de Classe;
» Agilizar o trâmite de processos quanto as solicitações dos profissionais envolvidos;
» Implantar fiscalização educativa para melhor desempenho e rendimento das obras e serviços;
» Criar programa de Comunicação Integrada para informar as ações do Crea-PR aos profissionais e sociedade civil;
» Dar continuidade a Agenda Parlamentar com os parlamentares do nosso Estado;
» Buscar soluções aprimorando na relação Crea-PR/Profissionais;
» Convidar a sociedade civil e profissionais alheios ao Sistema para conhecer o funcionamento do Crea-PR;
» Revisar e atualizar o Regimento e o Estatuto do Crea-PR;
» Promover maior aproximação com as Universidades e Instituições de Ensino (CreaJr-PR);
» Otimização na coleta e disponibilização de informações de processos que chegam ao conselho por meio de inteligência artificial.
Sérgio Cequinel Filho (Engenheiro Cequinel)
Engenheiro Eletricista (UFPR) especialista em Sistema Elétricos e Eficiência Energética (UTFPR) e Mestre em Sistemas de Energia (UFPR)
No Crea-PR foi inspetor, conselheiro, coordenador estadual e nacional da Câmara de Engenharia Elétrica e diretor. Foi professor e coordenador no curso de Engenharia Elétrica e várias especializações nas Universidades Tuiuti e Positivo. É engenheiro da Copel, diretor técnico da Foz do Chopim Energética e presidente do CAD da ELEJOR.
Por um Crea-PR mais inclusivo e inovador
Programa de Trabalho
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Fiscalização
» Implantar uma fiscalização pautada no Risco Social e de Proteção à vida, com foco nos empreendimentos que geram riscos à sociedade;
» Retomar ações de fiscalização preventiva, em parceria com órgãos públicos para promover segurança e qualidade de vida aos cidadãos;
» Garantir que empreendimentos com obras e serviços tenham responsáveis técnicos registrados no Crea-PR;
» Instituir rede participativa com Profissionais, Empresas, Sindicatos, Associações, Instituições de Ensino, Inspetores e Conselheiros visando à realização de um Plano de Metas.
» Valorização institucional e profissional
» Desenvolver e ampliar ações de cooperação com Entidades de Classe, Sindicatos e Instituições de Ensino, visando o desenvolvimento das profissões;
» Apoiar a criação de Lei Estadual que garanta o piso salarial atualizado e previsto na Lei 4.950-A/66;
» Ampliar o número de profissionais atendidos através da Plataforma de Cursos Gratuitos do Crea-PR (Pró-Crea);
» Combater à informalidade.
Conexão
» Aproximar os novos ingressos no Crea-PR por meio da criação do Programa Jovem Engenheiro;
» Retomar a Agenda Parlamentar com foco em políticas públicas que contemplem os profissionais e empresas;
» Buscar parcerias com os municípios do Estado do Paraná.
Inovação
» Transformação Digital: implantar uma nova cultura organizacional e de inovação digital e reduzir a burocracia;
» Criação do CREAlab, laboratório de inovação para acelerar a transformação digital do Crea-PR;
» Instalar espaços de Coworking;
» Criar o Clube de Vantagens do Crea-PR com descontos e cashback que pode ser utilizado para zerar a anuidade dos profissionais;
Sustentabilidade
» Impulsionar e contribuir para um mundo com menor impacto ambiental e mais igualitário entre homens e mulheres;
» Dar apoio aos programas da Agenda 2030 da ONU (ODS).
Candidatos à diretor-geral da Mútua-PR
Danilo Serrano
Geógrafo, Mestre em Engenharia Urbana e Pós-Graduado em Inovação Tecnológica nas Engenharias
Empreendedor e Conselheiro do Crea-PR pela APROGEO/PR. Atuou como professor universitário. Exerceu diversas posições de liderança: Presidente da AGB/RM e da Federação Nacional das Associações Profissionais de Geógrafos – Fenageo, Coordenador do Colégio Estadual de Entidades Regionais – CDER, do Fórum Nacional do CDER no Confea, da CEAEST e da CRT, e Coordenador Nacional Adjunto da CCEEAGRI.
Programa de Trabalho
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Caros colegas, profissionais e mutuários, como candidato ao cargo de Diretor Geral da Mútua-PR, estou comprometido em fortalecer nossa Caixa de Assistência e impulsionar o desenvolvimento dos profissionais do Sistema.
» Aproximar a Mútua/PR dos Mutuários e Profissionais do Sistema: Criaremos canais de comunicação mais eficientes, conectando suas necessidades e expectativas para melhor atendê-los.
» Valorizar e Fomentar Programas de Inovação: Valorizaremos programas que promovam a inovação entre nossos mutuários e profissionais, incentivando soluções criativas e tecnológicas em suas áreas de atuação.
» Valorizar o Papel das Entidades de Classe: Reconheceremos o importante papel das entidades de classe na divulgação do Sistema Confea/Crea/Mútua-PR, promovendo parcerias e colaborações para fortalecer nossa presença junto aos profissionais e à sociedade em geral.
» Valorizar e Fomentar Benefícios Inclusivos e Sustentáveis: Fomentaremos benefícios e programas que promovam a inclusão e a sustentabilidade, alinhando ações com as necessidades da sociedade e ambientais.
» Desburocratizar e Agilizar Processos: Simplificaremos os processos de solicitação de benefícios, tornando-os mais ágeis e eficientes, para que nossos mutuários tenham acesso rápido aos serviços que precisam.
» Fomentar a Descentralização da Mútua: Promoveremos a descentralização da Mútua, concedendo maior autonomia às Mútuas Regionais, de modo a adaptar nossos serviços às demandas específicas do Paraná.
» Com essas propostas, fortaleceremos a Mútua-PR e criaremos um ambiente propício ao desenvolvimento e bem-estar dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Contamos com seu apoio para tornar isso realidade e construir um futuro melhor para todos!
Edson Luiz Dalla Vecchia
Engenheiro Eletricista (UMC) e Advogado (Campo Real).
Engº. Eletricista (Crea/PR 12933-D) e Advogado (OAB/PR 64867). Formação: Engª. Elétrica, UMC/1981 – Direito, Fac. Campo Real/2011. Exp. Profissional: Coord. Elétrica UNICENTRO, Engº. Lumen Lux Ltda. 2000/2005 – Crea/PR – Cons. AEAG, Coord. CEEE 03 anos; Coord. Nacional Engª. Elétrica Creas; 2005/2011 – Confea/DF – Rep. Coord. de Câmaras Esp. Engª. Elétrica no Mercosul – Ciam; 2017/ 2022 – Crea-PR – Cons. APEE, Coord. CEEE 02 anos.
Mútua-PR – Acessível a todos
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Como Diretor Geral da Mútua-PR, continuarei os programas e serviços desenvolvidos que têm bons resultados, tanto aos profissionais como às Entidades de Classe, Instituições de Ensino e ao Crea/PR.
Ampliarei o leque de benefícios ofertados aprimorando aspectos dos já oferecidos e os voltados a ações de valorização dos profissionais e profissões.
Ações frente à Mútua-PR mais dinâmica e pró ativa:
» Trabalhar pela sua maior autonomia visando à descentralização e desburocratização de decisões;
» Implantar inovações no atendimento facilitando o acesso aos benefícios ofertados;
» Priorizar a ampliação do número de associados com sua forte interiorização;
» Buscar oportunidades de novos e diferenciados convênios com empresas que tenham profissionais do Sistema em seus quadros técnicos, para usufruírem dos benefícios ofertados;
» Propor novas ações de apoio às Entidades de Classe e Instituições de Ensino;
» Estimular debates para a valorização em inovações tecnológicas com os Associados, Entidades de Classe e Instituições de Ensino;
» Incentivar a produção técnica intelectual dos associados com a premiação de trabalhos científicos visando à sustentabilidade e soluções inovadoras;
» Estreitar relacionamento com o Crea-PR buscando a integração de ações e iniciativas;
» Aprimorar parcerias com as demais Regionais da Mútua, solidificando a atuação destas com os princípios do cooperativismo de crédito da área tecnológica;
» Propor à Diretoria Executiva da Mútua-Brasília, melhorias dos benefícios existentes tornando-os mais atrativos e acessíveis.
Luiz Henrique Szpunar Otto
Engenheiro Civil, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho
Atualmente é servidor público e exerce a função de Eng. Civil no Mun. de Mallet, também é sócio proprietário da empresa Otto Arq. e Eng. Sua trajetória profissional abrange uma ampla gama de atividades no campo da Eng. Civil, com um foco notável em Planejamento, Construção Civil e Obras de Infraest. Urbana. Além disso, tem exper’se em projetos BIM, demonstrando conhecimento nas práticas da engenharia moderna.
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Apresento-me com humildade e determinação como candidato a Diretor-Geral da Mútua-PR. Meus compromissos para o futuro da instituição e o fortalecimento da nossa comunidade profissional.
Gestão Transparente e Responsável – Construiremos um futuro de progresso, transparência e valorização. Minha candidatura é baseada em comprometimento, honestidade e profundo respeito por todos vocês.
» Expansão de Produtos e Serviços
» Inovaremos e ampliaremos produtos, atendendo às demandas em constante evolução;
» Agilidade no Processamento de Benefícios;
» Implementaremos medidas para otimizar benefícios, garantindo acesso rápido e eficiente aos serviços Mútua.
» Comunicação Integrada e Eficiente
» Desenvolveremos comunicação integrada que aprimore a divulgação da Mútua, utilizando diversos canais para fortalecer a imagem da instituição.
» Crescimento do Quadro de Associados
» Atrair e manter membros, fortalecendo a representatividade da Mútua.
» Valorização Profissional e Institucional
» Elaboraremos propostas que valorizem colaboradores e associados.
» Parcerias Estratégicas e Benefícios
» Estabeleceremos novos convênios, mais bene$cios de qualidade para os mutualistas.
» Debates e Discussões Relevantes
» Apoio ativo a debates que enriqueçam o conhecimento e fortaleçam a participação da categoria.
» Eficiência por Meio da Tecnologia
» Modernizaremos processos internos, agilizando procedimentos.
Posfácio
Comprometido com ações que fortaleçam nossas profissões, promovam ética e nos levem a novos patamares de conquista. Acredito na diferença que podemos fazer juntos.
Avancemos e transformemos, pois unidos somos imbatíveis. Agradeço por acreditarem na renovação e no poder da união.
Acesse: @o/oluizhenrique
Márcia Helena Laino
Engenheira Agrônoma, Especialista em Conservação de Solos (UFPR), Mestra em Políticas Públicas (UEM)
Experiência: Extencionista Emater-PR 1984 a 2015; Gerente Emater-PR –Responsável por 32 municípios e mais de 60 colaboradores; Chefe Regional SEAB PR; Crea-PR: Inspetora; Conselheira Estadual; Diretora Administrativa; Coord. do Comitê Mulheres; Confea: Conselheira Federal Sup. 2020 á 2023; Entidade Classe: Presidente AREAU, 115 Eng. Agr., dois mandatos.
Programa de Trabalho
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» Levar a Mutua para locais onde ela ainda não alcançou, por que isto é tão importante? Porque apenas em torno de 9 % dos profissionais que têm registro no CREA PR são sócios da Mútua-PR.
» Promover ampla campanha para informar que independente de ser associado à Mutua todos que emitem ART contribuem e só quem se associa pagando uma anuidade pequena (de R$ 200,00 em 2023) é que usufrui.
» Buscar parceria com o Crea-PR para que no momento do preenchimento da ART apareça uma mensagem na tela informando que 16% do valor da ART é destinado à Mútua-PR e 4% é destinado à Mútua Sede.
» Examinar a possibilidade junto à Mútua Nacional de um benefício ao recém formado empreendedor, com juros e prazos especiais para estruturar o novo negócio.
» Ampliar o apoio a Entidades de Classe através do patrocínio a eventos, cursos, treinamentos e publicações.
» Buscar o aumento de tempo para reembolso de financiamentos, facilitando para que mais pessoas possam pegar mais recursos.
» Procurar reduzir o tempo de carência para usufruir de alguns benefícios da Mútua, valorizando o tempo de registro ativo no Crea-PR.
» Fazer seminários regionais para debater com os profissionais como acrescentar e aperfeiçoar os benefícios da Mútua perante a legislação vigente.
» Promover maior atuação feminina junto ao sistema Confea/Crea/Mútua através de aumento da pontuação para benefícios às entidades de classe que tiverem ações de valorização da participação da mulher.
» Apoiar ações que propiciem igualdade de oportunidades a todos indiscriminadamente de sexo ou raça.
» Propor à Mútua Nacional um benefício, através de uma bolsa não reembolsável para profissionais que tiverem o diagnóstico de filhos com necessidades especiais nos seis primeiros meses de detectado.
Candidatos à diretor-administrativo da Mútua-PR
Cesar Adriano Kruger
Engenheiro Civil (UEM).
Experiência no Sistema Confea/Crea: Inspetor Engenharia Civil – 2000/2001. Inspetor Engenharia Civil – 2001/2002. Presidente Associação dos Engenheiros e arquitetos de Toledo – AEAT – 2013/2015. Presidente Associação dos Engenheiros e arquitetos de Toledo – AEAT – 2017/2019. Inspetor Chefe – 2016/2017. Conselheiro suplente – 2018/2020. Conselheiro titular – 2020/2023.
Programa de Trabalho
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» Implantar ações para que todos os profissionais registrados no Crea-PR, saibam da existência da “Caixa de Assistência dos Profissionais”;
» Realizar parcerias com empresas de engenharia, seja na prestação de serviços ou na indústria, com o propósito de ampliar o quadro de associados;
» Promover ações para que em 3 anos ocorra um implemento de 30% no número de associados;
» Dar continuidade nas ações de modernização e avanços tecnológicos para aprimorar o atendimento aos associados;
» Buscar de forma contínua a simplificação de processos e agilidade na concessão dos benefícios;
» Implantar uma plataforma digital simplificada, para que as entidades de classe, de forma ágil, consigam acessar os patrocínios para a realização de eventos que promovam a valorização das profissões de engenharia;
» Promover debates entre os dirigentes da Caixa de Assistências dos Profissionais, com os associados, a fim de direcionar as ações e demandas da mesma, promovendo uma verdadeira administração compartilhada;
» Realizar aportes financeiros a título de contrapartida para que profissionais do Sistema Confea/Crea, consigam acessar recursos de grandes corporações para a realização de pesquisas e projetos.
Francisco Ladaga
Engenheiro Civil (UEM/PR),
Mestre em Engenharia Civil (UFF/RJ),
Engenheiro de Segurança do Trabalho (UEM/PR).
Prefeito do Campus Universitário UEM 1986-1990; Membro do Conselho Universitário UEM 1992-1994; Coordenador da área de Construção Civil UEM 1996-1998; Chefe do Departamento de Engenharia Civil UEM 1998-2000; Diretor do Centro de Tecnologia UEM 2000-2004; Membro do Conselho de Administração UEM 2000-2004; Conselheiro CREA/PR 6 mandatos; Coordenador CEEC 6 mandatos; Conselheiro Federal 2012-2014.
Programa de Trabalho
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Exercer gestão administrativa cumprindo os princípios da legalidade, probidade, moralidade, impessoalidade e transparência; Fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Mútua.
» Programa de trabalho:
» Defender a autonomia da BR perante Confea;
» Manter e ampliar a autonomia da Mútua-PR, perante a Mútua BR;
» Buscar harmonização de procedimentos básicos a nível das mútuas regionais;
» Ampliar a união mantida atualmente nas caixas do Sul;
» Valorizar os colaboradores que trabalham na Mútua-PR;
» Ampliar a qualidade dos serviços da Mútua-PR;
» Continuar a política de ampliação de profissionais e associados junto à Mútua-PR;
» Manter um diálogo firme e proativo em favor da Mútua-PR, junto ao Crea-PR/Mútua-BR e Confea;
» Interiorizar a Mútua-PR para melhor atendimento aos associados, ampliando os produtos, serviços e valores ofertados aos associados da mútua;
» Ampliar o apoio da Mútua-PR, junto às Entidades de Classe;
» Participar em ações conjuntas com o Crea-PR e Entidade de Classe, para promoção da ética profissional e defesa de atribuições profissionais;
» Ampliar o programa de comunicação integrada para melhorar e ampliar a divulgação da Mútua e dos produtos e serviços ofertados.
Nilton Camargo Costa
Engenheiro Eletricista (FEB);
Engenheiro de Segurança do Trabalho (UEL)
Crea-PR 16263/D. Perito Trabalhista em Londrina e região; Profº do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, UEL/UEM/ UTFPR Londrina; Conselheiro da CEEE – CREA-PR – 2007/2012 e Coordenador-2010; Membro CAD COPEL (2009/2011 e 2011/2013); ASENGEST – Presidente (2013/2015); Conselheiro da CEAEST – CREA-PR – 2020/2022 – Coordenador-2022; SERCOMTEL – Conselho dos consumidores – 2020/2022
Programa de Trabalho
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Trabalhar junto com os outros 2 (dois) diretores para:
» Ter como norte a transparência e os princípios da legalidade, probidade, moralidade e impessoalidade;
» Ter como base a excelente filosofia de trabalho da atual diretoria e buscar a sua excelência;
» Divulgar a mútua nos meios acadêmicos em parcerias com o CreaJr, Senge Jovem, diretórios acadêmicos, Reitoria, Coordenação dos cursos de graduação e Pós-graduação;
» Propor estudos para ampliar os patrocínios para as Entidades de Classe realizarem treinamentos profissionais;
» Propor estudos para a diminuição do pré-requisito, tempo de associado, para solicitar os benefícios;
» Propor estudos para facilitar a liberação de empréstimos para profissionais autônomos;
» Buscar ampliação dos produtos e serviços ofertados aos associados da Mútua;
» Pesquisar novas oportunidades de convênios, em todo Estado.
Paulo Nascimento
Engenheiro Civil (UFPR), com passagem pela Universidade de Coimbra.
Atuação: 28 anos com sua empresa Tarobá – Engª Ltda, de edificações, saneamento e pavimentação. Professor na UEPG (10anos). Fundador e Presidente da AEAPG. Dois mandatos no Crea-PR. Membro atual do CD do IEP (7º mandato).
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Inicialmente, agradecer em poder participar e atender aos pedidos de amigos e associados, ao cargo de Diretor Administrativo da Mútua-PR. Inovar é a palavra-chave neste novo mundo da comunicação, usando as ferramentas da inteligência artificial e do 5G. Tenho para mim, nosso dever de buscar novos associados e manter permanentemente contato com os atuais. A integração com a nova Diretoria, ouvindo o passado, mantendo o que está bom atualmente e preparando o futuro para a Mútua Paraná em perfeita harmonia com a Mútua Nacional e as dos demais Estados.
Ronald Peixoto Drabik
Engenheiro Civil Crea- PR-13.007/D,
Especialista em Administração da Qualidade e Gestão de Negócios
Consultoria Empresarial; Georreferenciamento Imóveis Rurais; Planejamento Urbano e Ambiental; Sócio do IEP, IBAPE-PR; Pres. Assoc. Eng., Arq. e Agron. Ji-Paraná-RO; Inspetor e Cons. no Crea-RO; Pres. Assoc. Eng. e Arq. de Cascavel; Inspetor e Cons. no Crea-PR; Secr. Planejamento e Urbanismo Cascavel; Confea – Comissão Eng. Pública; Comitê de Desburocratização no Sinduscon PR-Oeste; Cons. Fiscal Suplente – Sicoob Credicapital 2020/2023.
Mútua-PR – Acessível e Disponível a todos
Programa de Trabalho
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Como candidato a Diretor Administrativo à Mútua-PR, pretendo dar continuidade aos programas, serviços e trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e que apresentam bons resultados não só aos profissionais de forma direta, assim como, às Entidades de Classe, Instituições de Ensino e ao Crea-PR.
» Ampliar o leque de produtos e benefícios a serem ofertados e aprimorar aspectos dos já ofertados, primando sempre por uma atuação legalista, transparente, ética, impessoal, e inovadora, voltada a ações, para a valorização das profissões e dos profissionais do nosso Sistema Confea/Crea;
» Compromisso com ações a serem desenvolvidas frente à Mútua-PR, buscando deixá-la mais dinâmica e pró ativa, com maior autonomia administrativa, visando a descentralização e desburocratização de decisões;
» Implantar inovações no atendimento aos usuários da Mútua-PR tornando-o mais humano e pessoal, focado na plena satisfação do associado, facilitando cada vez o acesso aos benefícios;
» Ampliar o número de associados por meio da ampla divulgação dos benefícios ofertados e maior aproximação com os Profissionais, Entidades de Classe e Instituições de Ensino, ampliando a interiorização da Mútua-PR;
» Buscar oportunidades de novos e diferenciados convênios de qualidade a fim de se ter outros e novos benefícios que atendam às necessidades e desejos dos mutualistas;
» Estimular a promoção de debates que interessem ao associado, participando e promovendo ações de valorização em inovações tecnológicas, aproximando as Entidades de Classe e Instituições de Ensino;
» Incentivar a divulgação da produção técnica e intelectual dos profissionais associados através da premiação de trabalhos científicos visando à sustentabilidade em soluções inovadoras.
Candidatos à diretor financeiro da Mútua-PR
Florindo Dalberto
Engenheiro Agrônomo (UFPR).
Paranaense de Assai, formado na UFPR (1966); Presidente do Diretório Acadêmico e Bolsista da AUI para curso de Desenvolvimento Econômico na Univ. de Harvard (USA) – 1965. Carreira profissional no setor público, majoritariamente como executivo e gestor: Fundador, em 1972 e primeiro secretário geral, diretor técnico e presidente por três gestões, até 2018, do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), reconhecido como entidade classe mundial.
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Cursos em adm. de pesquisa e gestão institucional nas Univ. de Purdue e Vanderbilt (USA), na USP e na FGV, entre outros. Div. Publicações nas áreas de especialidade. Fundador da AEA Londrina em 1969 e presidente por três gestões; presidente da Federação dos Eng. agrônomos do Paraná por duas gestões. Membro da diretoria da CONFAEAB. Inspetor-Auxiliar do Crea-PR em Londrina (1970) e Conselheiro por duas gestões até 2002. Medalha do Mérito do CREA Paraná (2003); Engenheiro do Ano-Agronomia do IEP (2010). Presentemente atua no Fórum Desenvolve Londrina; na Adetec; no Comitê de Certificação do Instituto Genesis; no Conselho de Administração da Londrina Iluminação e do Hospital do Cancer de Londrina. Mantém atuação na entidade classista de base, a AEA Londrina, na CONFAEAB (Depto. de Relações Internacionais).
Programa de Trabalho
Encerrada a missão profissional, continuei sempre envolvido e atuante em atividades classistas, a começar pela entidade de base, a AEA Londrina, mas também na FEAPR, Confaeab e outras, pois tenho orgulho e gratidão imensa pela profissão, que me proporcionou crescimento e os alcances na vida.
Incentivado pelos muitos amigos amealhados ao longo da trajetória no sistema profissional, coloco-me agora com ânimo para voltar a participar do Sistema, onde tanto aprendi e cresci na dimensão humana e profissional, para uma retribuição agora na Diretoria Financeira da Mútua-PR.
Como plano de trabalho, coloco apenas uma ideia-força básica: compartilhar minha experiência e dedicação com os demais dignos diretores no colegiado diretivo da Mútua-PR para que os recursos fluam em direção aos objetivos de desenvolvimento das profissões e dos profissionais, do crescimento humano, da qualidade de vida e de trabalho e do reconhecimento pleno. Mas fluam sempre de forma acelerada, com total lisura, transparência e alcance de resultados. Minha experiência de gestor público, aliada ao fato de vivermos numa era de inovação, marca a certeza de que qualquer ação humana ou entidade, a Mutua-PR entre elas, pode ser cada dia melhor, sempre que praticada com conhecimento, princípios, liderança, atenta às pessoas que atende e com ideias e projetos inovadores bem executados. E é isso que faremos na Mútua-PR, para que a nossa Caixa de Assistência seja sempre a melhor!
Mariana Gluczkowski Parise
Técnica em Gestão de Empresas,
Engenheira Ambiental (PUCPR),
Engenheira de Segurança do Trabalho (UTFPR).
Atua na área ambiental desde 2006. Na Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais, já esteve como Vice-tesoureira e Primeira Secretária. Também esteve como Inspetora na Inspetoria Regional de Curitiba, e representante do CREA-PR no Conselho de Saneamento de Piraquara.
Programa de Trabalho
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Desempenhar, de forma célere, as atribuições do cargo de Diretor Financeiro, como:
» Relatar os processos de sua competência e os que lhe forem distribuídos para esse fim;
» Elaborar proposições referentes à administração financeira, contábil e orçamentária, para discussão e deliberação pela Diretoria Execu<va, em de forma conjunta com colaboradores da Mútua;
» Colaborar com as atividades executadas pela Gerência Financeira;
» Responder pela execução orçamentário-financeira da Mútua em conjunto com o diretor presidente;
» Avaliar e assinar convênios e contratos, juntamente com o diretor presidente;
» Autorizar pagamento e movimentar contas bancárias, assinando cheques, balanços e outros documentos pertinentes, juntamente com o diretor presidente;
» Acompanhar as aplicações financeiras da Mútua, avaliando os resultados;
» Propor a contratação de profissional ou empresa especializada para a realização de trabalhos de interesse de sua área de competência;
» Coordenar e acompanhar os trabalhos de auditoria interna e externa apresentando os relatórios à Diretoria Executiva e, quando necessário, à órgãos de controle externo;
» Promover a transparência financeira para os profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua;
» Priorizar a valorização dos colaboradores da instituição;
» Auxiliar na divulgação dos produtos oferecidos pela Mútua, com os objetivos de aumentar o número de associados;
» Promover o reconhecimento e administração da instituição perante os profissionais do sistema e sociedade civil.
Nilton Batista Prado
Engenheiro Civil (Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro).
CREA MG – 27482/D; Data de Registro no CREA – 07/08/1981
Fundador da AEAANP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro) em 1984, juntamente com outros Profissionais da Inspetoria de Jacarezinho – PR;
Fundador da ANPEC em 2013, Associação de Engenheiros Civil Norte Pioneiro
Quarenta e dois anos de experiência profissional, atuando em diversas áreas da Engenharia Civil;
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Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de Jacarezinho – PR;
Presidente da AEAANP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro) por dois mandatos – quatro anos;
Presidente da ANPEC (Associação de Engenheiros Civil Norte Pioneiro), por três anos;
Coordenador Regional do CDER, Região Londrina-PR, por dois mandatos;
Coordenador Estadual do CDER, um mandato;
Coordenador adjunto da CEEC, por dois mandatos;
Coordenador Fiscalização Engenharia do Crea-PR na CEEC, por 01(um) mandato.
Coordenador Adjunto da Comissão de Ética Profissional;
Conselheiro do Crea-PR, por dois mandatos.
Inspetor do Crea-PR, Regional Londrina-PR por dois mandatos;
Candidatos à presidência do Confea
Jocélio Cabral Mendonça
Engenheiro Civil (UFG),
Mestre em Geotecnia (USP).
Como candidato à presidência do Confea, defende a condição de uma Engenharia Una e Integral, bem como a obrigatória Consulta Profissional Prévia (prescricional).
Programa de Trabalho
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» Representatividade, Unificação e Integração: Este eixo visa criar fóruns regionais de discussão para identificar as necessidades específicas de cada estado ou região representativa, gerando-se a formação de um comitê consultivo com representantes de diversas especialidades da Engenharia.
» Tecnologia e Inovação: Busca melhorar a comunicação entre o Confea e os profissionais, promovendo o uso de ferramentas de inteligência artificial para agilizar a análise e verificação de documentação.
» Valorização Profissional: Este eixo propõe parcerias e incentivos fiscais para empresas e instituições que investem na capacitação dos engenheiros, impulsionando a dinamização de suas carreiras.
» Transparência e Prestação de Contas: Tem como objetivo estabelecer procedimentos para disponibilizar relatórios financeiros detalhados instantaneamente para consulta pública, isso inclui apresentar contas e garantir a integridade financeira e a transparência na gestão do Sistema Confea/Crea.
» Relações Externas: Reconhece a necessidade promover parcerias com instituições acadêmicas, empresas e órgãos governamentais, tanto nacionais quanto internacionais, para fortalecer a posição do Confea em assuntos relacionados à profissão e sua projeção na sociedade.
» Educação e Formação: Propõe a criação de um programa de certificação de qualidade para cursos de Engenharia, além do lançamento de um portal online com cursos de capacitação para a requalificação profissional e redefinição do perfil profissional e de carreira.
» Engajamento da Base: Prescreve a criação de grupos técnicos de trabalho que envolvam profissionais de diferentes áreas de atuação, promovendo um ambiente colaborativo e corporativo que contribua para a cultura profissional.
» Fortalecimento Institucional: Este último eixo busca estabelecer um plano estratégico de médio e longo prazo para adaptar o sistema à visão de uma Engenharia Una e Integral, isso inclui a renovação, transparência e valorização do sistema Crea/Confea/Mútua, condicionando uniformidade e harmonização à atuação do sistema e do profissional.
Amaury Pinto de Castro Monteiro Junior
Engenheiro Civil, Mestre em Administração com ênfase em Gestão Ambiental e Sustentabilidade
O país vive um momento de reconstrução, transformar sonhos e projetos em realizações. A Engenharia, Agronomia e as Geociências são imprescindíveis para o Desenvolvimento Nacional. Democracia e Soberania demandam e possibilitam que elas sejam genuinamente brasileiras, criando mais oportunidades e empregos de qualidade.
Recuperar espaços perdidos, realizar o orgulho de ter investido num projeto de vida consistente e carreira sólida. Vivemos e trabalhamos por nossas famílias e pelo Brasil, com oportunidades para todos e justiça social.
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O Confea pode — e deve — ousar, fazer muito mais.
Resgatar a missão do sistema e servir ao Brasil, aos Engenheiros, aos Agrônomos, aos da Geociências e às empresas nacionais do setor. Nossa candidatura à Presidência do Confea é para mudar, inovar e reconstruir, trazer de volta nossas categorias e colegas para o Sistema.
Quem protesta agora é a categoria. Protesta, cansada de inaptidão, burocracia e rodas de favorecimentos indevidos e ineficiência, sem transparência nas contas.
O Confea existe para servir e não para ser instrumento de grupos ou projetos pessoais. O Confea vai mudar, será atuante, comprometido, para dar protagonismo a Engenharia, Agronomia e Geociências, construtor da união, da superação do que nos divide, do diálogo e estará à altura da reconstrução do Brasil.
Programa de Trabalho
» Atuar nos três poderes da República, em sintonia e com as entidades representativas das profissões associadas. Uma nova proposta para Lei 5194/1966, convocar os profissionais para a efetiva participação;
» Participar da revisão e atualização da grade curricular e da melhoria do nível da qualidade do ensino;
» Promover campanhas sobre a importância das profissões, suas atribuições, obrigações e benefícios do exercício legal e da ética profissional;
» Campanhas educativas e fiscalizatórias para defender o registro dos profissionais, o salário mínimo profissional e contra as discriminações de gênero, raça e etnia;
» Fortalecer a integração dos Creas, as Associações para dar oportunidades de trabalho aos jovens profissionais associados;
» A sustentabilidade ambiental em todos os programas e projetos, apoiado no conhecimento agronômico por biomas e ecossistemas;
» Transparência. Informatizar pra valer. Inovar processos administrativos. Auditoria. Reduzir custos de anuidades e ARTS.
Nélio Alzenir Afonso Alencar
Engenheiro Civil.
Casado com Maria Ruzileila Tavares Ramos Alencar, pedagoga, pai de 3 filhas, Tainá Ramos Alencar, Talita Ramos Alencar e Tâmara Ramos Alencar, respectivamente duas advogadas e uma arquiteta, Graduado em engenharia civil na Escola Veiga de Almeida Atual Universidade, sendo pós-graduado em Análise Ambiental pela Unir /UFSP/Crea-RO Universidade Federal de São Paulo, Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela União das Escolas Superiores de Rondônia – Uniron, pós-graduado pela escola superior de guerra ESG.
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Foi eleito Conselheiro estadual do Conselho Regional de engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea-RO no período 2000 a 2003 pelo Clube de Engenharia, eleito duas Vezes Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-RO no período de 2012 a 2017 e o Presidente mais homenageado do Sistema Confea/Crea e Mútua nestes 80 anos de existência do Conselho, recebendo prêmios e homenagens a nível municipal, estadual, nacional e até internacional, projetando o nosso Estado nos quatro cantos do planeta.
Foi homenageado 5 vezes pelo IBEC instituto Brasileiro de Engenharia de Custo, como destaque dos anos no período 2014 a 2016, representou os presidentes dos Creas no congresso de engenharia nos países das línguas portuguesas, castelhana e espanholas na cidade de Porto/Portugal, representou o colégio de presidentes no congresso de engenharia mecânica em Lima, Peru e Medelín Colômbia, Homenageado pelo corpo de bombeiro do Estado de Rondônia com a medalha Comenda D. Pedro II, o primeiro Presidente dos Creas a Discursar na tribuna do congresso Nacional sobre energia renovável, atualmente e Presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura Nélio Alencar, fundado em 03/07/2018.
Programa de Trabalho
A Engenharia E Suas Qualificações:
Conforme a Lei 5.194/66 no seu artigo 1º As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiros-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos:
a) aproveitamento e utilização de recursos naturais;
b) meios de locomoção e comunicações;
c) edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos;
d) instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres;
e) desenvolvimento industrial e agropecuário.
Conforme Resolução Nº 218, DE 29/06/1973 que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Considerando que o Art. 7º da Lei nº 5.194/66 refere-se às atividades profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo, em termos genéricos; Considerando a necessidade de discriminar atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nível superior e em nível médio, para fins da fiscalização de seu exercício profissional, e atendendo ao disposto na alínea “b” do artigo 6º e parágrafo único do artigo 84 da Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966, RESOLVE: Art. 1º – Para efeito de fiscalização do exercício profissional correspondente às diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nível superior e em nível médio, ficam designadas as seguintes atividades: Atividade 01 – Supervisão, coordenação e orientação técnica; Atividade 02 – Estudo, planejamento, projeto e especificação; Atividade 03 – Estudo de viabilidade técnico econômica; Atividade 04 – Assistência, assessoria e consultoria; Atividade 05 – Direção de obra e serviço técnico; Atividade 06 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; Atividade 07 – Desempenho de cargo e função técnica; Atividade 08 – Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; Atividade 09 – Elaboração de orçamento; Atividade 10 – Padronização, mensuração e controle de qualidade; Atividade 11 – Execução de obra e serviço técnico; Atividade 12 – Fiscalização de obra e serviço técnico; Atividade 13 – Produção técnica e especializada; Atividade 14 – Condução de trabalho técnico; Atividade 15 – Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; Atividade 16 – Execução de instalação, montagem e reparo; Atividade 17 – Operação e manutenção de equipamento e instalação; Atividade 18 – Execução de desenho técnico.
Apesar do cenário de crise na construção civil muito engenheiros recém-formados iniciam a pós o incentivo governamental no início nesta década ficam em duvidas em seguir suas carreiras encontrando um mercado de trabalho deficitário mais insistindo muitos profissionais faz sua opção na qualificação das suas profissões a fins, como arquiteto, engenheiro Civil, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, engenheiro florestal, para buscar um lugar ao sol os profissionais entram numa concorrência cada vez mais disputadas seja numa vaga dentro da empresa ou uma mudança de cargo dentro da empresa, podendo escolher desde uma pós-graduação até os cursos de melhoria MBAs, no decorrer destes períodos os profissionais podem optar e se endereçam por alguns assuntos específicos que vão se imotivado na sua carreira como pós-graduação, intercambio, MBAs, cursos de melhorias Green Belt, Blak Belt. Dentre esses cursos o que tem mais vantagens e procura é de curto período com duração de 60 horas, podemos colocar como exemplo essa certificação do Green Belt, comparado com os cursos de pós-graduação e MBA que leva mais de um ano para sua conclusão.
Quando o Profissional sai da faculdade não tem a oportunidade de explorar e conhecer essas qualificações, ao adentrar nesses tipos de cursos de qualificação ele tem um conhecimento mais completo das ferramentas das rotinas de trabalho e suas tendenciais que acabam no decorrer dos cursos bastantes úteis.
O profissional precisa estar constantemente atualizado para colocar em pratica todos os ensinamentos adquiridos buscando melhorias para colocar dentro do seu dia a dia, causando menos retrabalho e aplicando estratégicas que especulam a inovação e tecnologias, vendo destes cursos uma mudança de cenário favorável para o seu crescimento profissional.
Cada vez mais os profissionais ficam preocupados em enriquecer seus currículo, e impressionar as empresas e a concorrer ao emprego no mercado tão exigente e concorrido vendo a possibilidade de rendimento cada vez maior para buscar uma qualificação de alto nível e preciso que o profissional tenha um comprometimento e dedicação e uma determinação para ser um profissional especializado numa determinada área, exemplo; Engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro ambiental, engenheiro civil e outros.
Mercado de Trabalho/Qualificação:
Há mais de anos as faculdades e universidade de todo o Brasil lançam o curso de pós-graduação na área de segurança do trabalho e ambiental, sendo no âmbito da engenharia, tanto civil como elétrica existindo mais de trezentas especializações como engenheiro hospitalar, engenharia clínica, inspeção predial, pericia, avaliações, acessibilidade e outras especializações, deveriam fazer uma pesquisa de mercado mais detalhadamente para verificar a necessidade do mercado de trabalho por outro lado deveríamos investir em audiência públicas, políticas pública para tonar os nossos cursos para mais conhecimento na sociedade e que faça mudança da opinião pública a importância da engenharia na sociedade, por exemplo se existissem investimentos em saneamento básico não haveria necessidade de combate as epidemia e menos hospitais e mais qualidade de vida, menos presídios e mais escolas, ocorrendo planejamento nas cidades urbanas com planejamento mais humano.
Ética x Qualificação:
A necessidade a aplicação dos princípio éticos em relação os profissionais na área da engenharia e agronomia e de suma importância para correta conduta do profissional que garanta os seus direitos e deveres para com o cidadão para que construa um pais justo e correto dos seus ideais.
Fátima Có
Engenharia Civil, Pós- graduada em Segurança do Trabalho; Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos.
É com entusiasmo e determinação que me apresento como candidata à presidência do Confea, trazendo uma jornada marcada por paixão pela engenharia e compromisso com o seu avanço.
A engenharia nasceu pra mim na infância, influenciada pelo sonho de minha mãe. Com seu incentivo, escolhi a engenharia como minha carreira, uma vocação que abracei com paixão desde os primeiros dias na faculdade.
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Minha carreira profissional começou em Brasília, onde enfrentei desafios na fiscalização de obras em um período de grande expansão da construção civil. A experiência me fez compreender a importância de engenheiros comprometidos com a qualidade e segurança das construções em nosso país.
Em 1997, fui eleita a primeira mulher presidente do Crea-DF. Minha gestão foi pautada pelo fortalecimento das profissões das engenharias, na defesa de seus interesses e promoção da segurança para o desenvolvimento da sociedade.
Durante minha gestão no Crea-DF, de 2018 a 2023, promovemos a modernização tecnológica, fortalecemos a fiscalização, os programas de educação continuada e parcerias estratégicas. Além disso, implementamos atendimento remoto, a defesa da equidade de gênero, garantindo também a transparência na gestão de recursos e a defesa da engenharia como um serviço à sociedade.
Hoje, com experiência acumulada, estou pronta para liderar o Confea. Minha visão é clara: fortalecer a engenharia e torná-la protagonista, promover a valorização profissional e garantir que nosso Sistema seja um instrumento poderoso para o avanço da sociedade e do país.
Apresento à vocês nossos objetivos como a primeira presidente do Confea em 90 anos de instituição, que incluem aprimorar a legislação, promover a integração tecnológica, lutar pela equidade de gênero, e muito mais…
Programa de Trabalho
Oito eixos do programa de gestão Unidade de Ação do Sistema
» Valorização Profissional
» Indutor da Formação Profissional
» Responsabilidade Social
» Inovação e Disrupção
» Fortalecimento das Entidades de Classe
» Fóruns Temáticos Consultivos
Mulheres no Confea!
Somos a mudança! E estou comprometida em trabalhar incansavelmente para concretizar essas ideias e fortalecer nossas profissões. Espero contar com a confiança e apoio de todos vocês nesta jornada rumo a um Confea mais forte e presente na defesa dos interesses da engenharia brasileira.
Venha comigo nesta missão, juntos somos mais fortes e capazes de alcançar resultados.
Vinicius Marchese Marinelli
Engenheiro de Telecomunicações.
Empreendedor e gestor de empresas, Vinicius tem 39 anos e nasceu em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. É especialista em Inovação e Gestão de Negócios. Sempre interessado em contribuir para o avanço das instituições, foi co-fundador, aos 23 anos, do Crea-Jovem.
Em 2016, aos 32 anos, foi eleito o presidente mais jovem da história do Crea-SP. Foi reeleito em 2021, reafirmando seu compromisso com a transformação e modernização da instituição, engajando e impactando pessoas em todo o estado.
Após ser um dos agentes responsáveis pela mudança mais significativa da história do Crea-SP, agora se apresenta, pela primeira vez, como candidato ao Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Alírio Ferreira Mendes Junior
Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho com especialização em georreferenciamento de imóveis rurais.
Nascido em Sete Lagoas – Minas Gerais, sempre atuou ativamente em favor dos profissionais, foi presidente e diretor de diversas associações e entidades ligadas a classe. Possui experiência como consultor ambiental, perito de obras, construtor e em empreendimentos diversos, intercalando sua atuação profissional a paixão pela engenharia e defesa e busca de melhorias para a categoria.
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A sua candidatura ao Conselho Federal sem ter sido presidente de Crea – como sempre correu nas últimas eleições – vem exatamente ao encontro dessa lógica, de unificar a experiência de quem conhece os bastidores do sistema com a liberdade necessária que um Presidente precisa ter para realizar as alterações necessárias.
Juntos atualizaremos o sistema Confea/Crea/Mútua para que a sociedade fique cada vez mais protegida e os profissionais.
Programa de Trabalho
» Articulação intensiva junto ao Congresso Nacional para rediscutir a legislação desatualizada que o Sistema apresenta, com uma eficaz atualização;
» Promover o aprimoramento da Fiscalização especializada para atender as mais diversas modalidades do sistema;
» Inclusão dos Programas Crea’s Jr’s, Programa Mulher dentre outros, junto a nova legislação, o que possibilitará uma inserção real e participativa nos Conselhos;
» Revisão de todas as Resoluções e Normas Técnicas do Conselho, readequando a fiscalização, intensificando-as ao LEIGO;
» Vultoso debate nacional online, acerca das taxas e anuidades do Conselho, avaliando as possibilidades de redução dos valores e da gestão do Confea;
» Articulação junto ao Congresso Nacional e ao MEC visando uma legislação específica para as grades curriculares dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências no Brasil, garantindo que os Conselhos participem das atualizações e aprovações;
» Intensificar de forma profissional (contratação específica de especialista) as relações internacionais da Engenharia Brasileira com outros países;
» Criar mecanismo que reduza a interferência do Conselho Federal junto aos Conselhos Regionais, visando mais autonomia aos presidentes regionais, escolhidos democraticamente pelos profissionais em cada estado;
» Trabalhar intensamente para devolver o protagonismo da Engenharia no Brasil, garantindo a participação de profissionais nos debates relevantes;
» Garantir a transparência na atuação de todos Conselheiros Federais e Regionais, apresentando para a categoria a atuação de fato de seus representantes;
» Criar programas de capacitação e valorização profissional.
» Garantir a transparência na atuação de todos Conselheiros Federais e Regionais, apresentando para a categoria a atuação de fato de seus representantes.
Francisco Almeida
Engenheiro Agrônomo.
Presidente licenciado da Mútua, empresário, ex-presidente do Crea-GO por quatro mandatos e larga experiência na gestão pública e privada. Candidato à presidência do Confea nas eleições de 2023, traremos os resultados e inovações que têm caracterizado minha atuação como gestor.
Como entidade máxima de nossas profissões, o Confea deve posicionar-se publicamente sobre temas ligados à área, influenciando o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável do país, garantindo o respeito aos princípios éticos e técnicos e zelando para que a sociedade esteja informada e protegida. Isso exigirá que a gestão do Sistema saia da “caixinha” e adote uma compreensão holística dos desafios contemporâneos.
Programa de trabalho:
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Atuaremos fortemente na valorização dos profissionais junto ao mercado de trabalho, na ampliação da empregabilidade e da capacitação profissional, no fortalecimento da interlocução com a sociedade e no incentivo a novas ideias e lideranças no Sistema e nas entidades de classe. É indispensável a aproximação do Sistema às Instituições de Ensino, o que ajudará no combate à baixa qualidade na formação acadêmica. Além disso, trabalharemos para que o Sistema deixe de ser visto como um empecilho para a atividade profissional, um “cobrador de taxas” que não traz retornos, e seja percebido como parceiro essencial dos profissionais.
Modernizaremos processos e tecnologias, o que inclui a integração das bases de dados dos entes do Sistema, consultas e emissões de documentos de forma centralizada, o uso de inteligência artificial e a eliminação de vistos para atuação em diferentes estados. Isso permitirá com que o Confea tenha maior eficácia no uso dos recursos e mais
» Ferramentas no combate ao exercício ilegal da profissão, facilite e oriente a atuação profissional e seja um provedor de soluções para todo o Sistema. Esse caráter inovador norteou minha gestão no Crea-GO.
» O acolhimento pela Mútua deve ser realçado, pois é nela que o profissional encontra apoio para seu desenvolvimento e segurança socioeconômica. Vale frisar que, apenas após a minha gestão, a Mútua passou a participar efetivamente do Sistema, como um ente forte e atuante.
» Para conhecer as mudanças que implantaremos e que permitirão ao Sistema ser o protagonista de sua própria história e assumir a relevância social que merece, convido a todos que acessem https://avanca.eng.br/.
Candidatos à conselheiros federais – Confea
Titular – Dante Alves Medeiros Filho
Suplente – Sérgio Ricardo Lourenço
Neste ano teremos eleições para conselheiro federal e suplente representante das Instituições de Ensino – Grupo Engenharia. Eu, Prof. Dr. Dante Alves Medeiros Filho, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, professor universitário desde 1985 na Universidade Estadual de Maringá e, o Prof. Dr. Sérgio Ricardo Lourenço, Engenheiro de Produção, Metalúrgica e de Segurança do Trabalho e professor da Universidade Federal do ABC somos candidatos a Conselheiro Federal e Suplente respectivamente.
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Ao longo do nossas atividades laborais tivemos a oportunidade de trabalhar como professores universitários e também de exercer a função honorífica de conselheiro no sistema Crea. Essa experiência nos mostrou que é imprescindível a realização de ações efetivas de aproximação entre o sistema profissional e o sistema acadêmico. O momento histórico exige providências no sentido de integrar esses sistemas. A legislação do Sistema Profissional para a Engenharia é arrimada no Decreto 23.569/33 e na Lei 5.194/66, contemporâneas aos currículos mínimos. O Sistema Acadêmico por sua vez está sob a égide da Lei 9.394/96 LDB, que extingue os currículos mínimos e passa a orientar a formação em engenharia por meio de Diretrizes Curriculares Nacionais.
Embora essas normas não sejam contemporâneas, possuem a função de complementaridade. Desta forma, torna-se imperativa a compatibilização elas por meio de normas infralegais a serem produzidas pelo Sistema Confea/Crea.
Essa breve apresentação mostra que há muito trabalho a se fazer no Sistema Confea/Crea, haja vista, a sua estreita relação com as Instituições de Ensino. É com essa preocupação e com a firme vontade de aprimorar a interação entre esses sistemas, é que estamos participando desse pleito de modo a representar as Instituições de Ensino no Plenário do Sistema Confea/Crea.
Titular – Joel Krüger
Suplente – Osmar Barros Júnior
É com grande entusiasmo e compromisso que registramos a nossa candidatura à vaga de Conselheiro Federal Representante das Instituições de Ensino do Grupo Engenharia, do Confea.
Com a nossa experiência acadêmica e vivência dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua, queremos contribuir para uma ampla discussão sobre a educação tecnológica, fundamental para o desenvolvimento do Brasil.
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Sabemos da importância de termos um ensino superior de qualidade para formarmos bons profissionais que estejam aptos a exercer a engenharia com ética e responsabilidade. Dessa forma, em nosso mandato iremos buscar uma agenda permanente com o Ministério da Educação e seus órgãos e secretarias, garantido a participação do Sistema Confea/Crea e Mútua nas discussões relativas à garantia da qualidade do ensino de graduação no país, oferecidos presencialmente, além de ampla discussão com os mesmos entes anteriores em relação à oferta de Cursos à Distância (EaD), ou híbridos.
É de fundamental importância que o Ministério da Educação avalie de forma efetiva a qualidade dos cursos de engenharia que estão sendo ofertados. Por isso, em março deste ano, o Plenário do Confea, aprovou um pedido para que o MEC proceda o urgente e imediato sobrestamento dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de todos os cursos afetos ao nosso Sistema. Isso demonstra que estamos comprometidos em buscar soluções para aprimorar a formação de profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho.
Entendemos que a excessiva proliferação de títulos acadêmicos e profissionais tem gerado o fracionamento do conhecimento, descaracterizando o perfil profissional e, portanto, limitando a atuação profissional do egresso no mercado de trabalho, com sombreamento de áreas de atuação e consequente judicialização de atribuições profissionais.
Os desafios para que o Brasil tenha um ensino tecnológico com qualidade são enormes. Com nossa larga experiência no ambiente acadêmico conhecemos a fundo as dificuldades para a expansão do ensino superior de nossas profissões. Como conselheiros federais representando as instituições de ensino da engenharia lutaremos para que seja estabelecida junto ao MEC uma política nacional com foco na ciência, tecnologia e inovação
Titular – Danilo Amaral
Suplente – Marco Antonio Fontoura Hansen
É com grande entusiasmo que nos apresentamos como candidatos para conselheiros Engenheiro Mecânico Prof. Dr. Danilo Amaral (titular) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Geólogo, Prof. Dr. Marco Antonio Fontoura Hansen (suplente) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) para representarmos como, conselheiros federais, a modalidade das Instituições de Ensino Superior das Engenharias no período de 2024-26.
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Eu Prof. Dr. Danilo Amaral, ao longo dos anos venho contribuído com a comunidade acadêmica e profissional de Engenharia Mecânica. Possuo uma vasta experiência, contribuindo significativamente para o avanço da engenharia mecânica no Brasil. Como docente na UFMG demonstro compromisso com a formação de engenheiros competentes e éticos, essenciais para o progresso tecnológico do país.
O Prof. Dr. Marco Antonio Fontoura Hansen é um geólogo respeitado e dedicado ao desenvolvimento do ensino e pesquisa em Geologia e Engenharias. Sua carreira na UNIPAMPA o torna um representante ideal das Instituições de Ensino Superior, pois já foi coordenador de curso, diretor de campus e reitor. Seu profundo conhecimento da geologia brasileira e seu compromisso com a formação de geólogos e engenheiros capacitados fazem dele uma escolha valiosa para o papel de suplente.
Nós candidatos compartilhamos um compromisso inabalável com a ética, a excelência acadêmica e o avanço das respectivas áreas das engenharias. Estamos dispostos a colaborar com o Confea-Crea para promover as melhores práticas e desenvolver políticas que beneficiem as Instituições de Ensino Superior e a sociedade brasileira como um todo.
Eu Prof. Dr. Danilo Amaral e o Prof. Dr. Marco Hansen nos colocamos a disposição como candidatos para representar as modalidades de Instituições de Ensino Superior das Engenharias no Conselho Federal do Confea-Crea no período de 2024-26. Nossos conhecimentos, experiência e dedicação ao campo são inestimáveis e certamente contribuirão para o progresso e aprimoramento do setor.
Agradecemos a atenção de todos os membros do Confea-Crea e aguardamos ansiosamente a oportunidade de trabalhar em conjunto para promover o avanço das engenharias no Brasil.
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