Alysson Paolinelli ressalta a importância do serviço público agrícola
Engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 proferiu a palestra magna da 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia, no CentroSul, em Florianópolis, nesta quarta-feira (20)
A 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) começou chamando os participantes – engenheiras e engenheiros agrônomos – a uma reflexão sobre a potência agrícola que é o País, da necessidade de uma política econômica alinhada à agricultura, da valorização do associativismo e de reforçar a importância do serviço público agrícola. Esta foi a temática da palestra magna proferida pelo engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que falou sobre os desafios dos profissionais do setor em um mundo em transformação na manhã desta quarta-feira (20).
Responsável pelo impulsionamento do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, Paolinelli foi um dos criadores da Embrapa, pela revolução tecnológica agrícola, incentivador da criação de escolas de agronomia em todo o País e dos serviços de extensão rural. Tamanhas realizações, aliadas a uma narrativa corajosa, o credenciaram para ser ovacionado pelo público de todas as gerações presentes no evento.
O engenheiro agrônomo explicou que a agropecuária do Brasil alimenta boa parte da população mundial, mas que precisa de políticas públicas alinhadas à agricultura para que o País possa investir na produção agropecuária sustentável visando à conservação do meio ambiente para um futuro próximo. “Nosso País tem muito potencial, mas precisa retomar o processo de estruturação da extensão rural, da assistência técnica e da pesquisa científica. Só assim teremos condições de ter uma agricultura de subsistência e uma economia viável”, ressalta Paolinelli.
Durante a tarde, os congressistas puderam escolher entre cinco painéis, que permearam os temas gênero e intergeracionalidade na atividade profissional; exercício e ética profissional no mundo em transformação; qualidade de ensino da agronomia e formação profissional e organização profissional. “Este primeiro dia de painéis trouxe visões distintas e complementares sobre a agronomia e o papel dos engenheiros agrônomos no que diz respeito à segurança alimentar, ao meio ambiente e à produção sustentável. Os feedbacks recebidos até agora foram extremamente positivos devido à qualidade dos debates e da programação como um todo. Os participantes estão muito satisfeitos e cheios de expectativas para os próximos dias”, considera Kleber Santos, presidente da Confaeab, entidade organizadora do CBA em parceria com a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC).
Evento presencial com transmissão online
Maior evento da agronomia do País, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) teve de adaptar a 32ª edição às mudanças impostas pela Covid-19. Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento tem participação presencial de inscritos e transmissão online. No total, são mil pessoas participando – 700 presencialmente, entre staffs, congressistas, painelistas e expositores, e 300 acessando o evento de todas as 27 unidades federativas.
Recursos hídricos e mudanças climáticas serão destaque no terceiro dia
Terceiro dia de CBA, esta quinta-feira (21) tratará dos sistemas sustentáveis de produção agropecuária; recursos hídricos e conservação do solo; mudança do clima e agrobiodiversidade; dos instrumentos para produção sustentável; infraestrutura e logística no agronegócio; inovação para a agronomia do futuro; mercado de trabalho e empreendedorismo, entre outros temas. A programação começa às 9 horas.
Confaeab confirma congresso de 2023 no RS
Em assembleia da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), que reúne associações estaduais e do Distrito Federal, foi aprovada por unanimidade a candidatura do Rio Grande do Sul para o próximo Congresso Brasileiro de Agronomia, que será realizado em 2023. O evento ocorrerá em Pelotas (RS) e será uma parceria entre Confaeab e Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia
O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia começou na última terça-feira (19) e ocorre até a próxima sexta-feira (22), no CentroSul, em Florianópolis. Tem como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. Ao longo do evento, serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais.

Foto: Paulo Schmidt, divulgação
Deixe seu comentário

UEPG firma parceria para tratamento de águas residuais de indústria local

Obras de acessibilidade reforçam compromisso da UEL com população PCD

Projeto de extensão da UEM é selecionado em Prêmio Sociedade Sustentável

UEM abre processo seletivo para mestrado em Engenharia de Alimentos

#TBT IEP: João Moreira Garcêz – O primeiro Presidente do IEP

Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques: conheça as indicadas do Senge-PR

Pesquisador recebe prêmio Profissional Destaque na produção de biogás

Simepar lança “Alerta Geada” para prevenir perdas agrícolas

Unioeste: Pós em Engenharia Química abre inscrições para vagas remanescentes

Câmpus Irati sedia 2º Encontro de Egressos do Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental
VER Notícias da semana