Conheça 4 exemplos de centrais de hidrelétricas subterrâneas do Brasil
Texto retirado do site Engenharia 360
A operação bem sucedida de uma usina de energia depende de muita engenharia – civil, elétrica, mecânica, computação, produção e mais. No caso das hidrelétricas, existem dois tipos de modelos de projetos que usam a pressão da água para a geração de energia elétrica sustentável. Um deles se baseia no uso de central subterrânea. Você pode entender melhor seu conceito através dos exemplos a seguir. Confira!
Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina de Itaipu é, talvez, a usina de geração de energia elétrica mais famosa do Brasil. Ela está localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai. E a mesma é, sim, um exemplo desse tipo de projeto de alta complexidade, que transforma a pressão da água em eletricidade. A saber, é normal que usinas hidrelétricas tenham plataforma sobre o solo. Porém, existem casos de estruturas construídas debaixo da terra.
Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza


Esta usina está localizada no município de Antonina, no Paraná. Atualmente, ela é considerada a maior central hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil; tendo 16,3 km² de área e capacidade de 1,5 milhões de m³. Nesse caso, é canalizada água de dois rios, que vai para o reservatório, com a canalização passando por um túnel de adução de 14,1 km – que foi escavado dentro de uma rocha e revestido de concreto armado -, atravessando a Serra do Mar paranaense, zona de montanhas extremamente altas. Já a casa de força é totalmente subterrânea. Além disso, há em funcionamento 4 turbinas, transformadores, sala de válvulas, sala de máquinas e o centro de operações e controle.
Usina de Salto Pilão


A Usina de Salto Pilão está localizada também no sul do Brasil, no município de Apiúna, em Santa Catarina. Ela foi construída em leito rochoso – decisão de engenharia visando menor impacto ambiental. Seu projeto é considerado pouco comum. Mas, ao mesmo tempo, apresenta alta tecnologia e padrões de qualidade, classificando seu sistema como sustentável.
Complexo Henry Borden


Por fim, este complexo está localizado na Serra do Mar, em Cubatão, São Paulo. O mesmo contém duas usinas de alta queda, sendo uma delas subterrâneas. Esta, por sua vez, é composta por seis grupos geradores, instalados no interior do maciço rochoso, em uma caverna de 120 m de comprimento, 21 m de largura e 39 m de altura. E cada gerador é movido por uma turbina Pelton acionada por quatro jatos d’água.
Fontes: COPEL, Wikipédia, Emae, Gazeta do Povo, Uninter.
Texto retirado do site Engenharia 360
Deixe seu comentário

Modernização das vias: o impacto do novo asfalto no trânsito brasileiro em 2023

10 softwares para trabalhar com Analytics e Big Data

Mecanismo natural controla perda da água das plantas

Pesquisadores criam drones que imprimem em 3D enquanto estão no ar

Conheça as principais causas de problemas nas fundações de edifícios

O que é Inteligência territorial? E qual a sua importância?

Energia Solar não é apenas Painel Fotovoltaico

Cientistas desenvolvem bateria renovável que recarrega em segundos apenas com a luz do Sol

Empresa brasileira quer combater câncer com tecnologia que vem do agronegócio

Preservação do meio ambiente e ganhos para o produtor
VER Notícias da semana