×

É possível plantar alface em garrafa PET?

Publicado em 13 de setembro de 2022

Texto retirado do site AgroLink

A Lactuca sativa, também conhecida popularmente por alface, é uma espécie pertencente à Asteraceae, originária na Europa e no Mediterrâneo. De caráter anual, a hortaliça se apresentam em diversas variedades, que proporcionam seu cultivo durante o ano inteiro. Suas folhagens são grandes e finas, crescem em volta do caule e pode ser lisa ou crespa, que se apresentam na cor verde e arroxeado. O plantio pode ser feito em canteiros, jardineiras, vasos e até mesmo de uma forma mais sustentável, a partir de um material que seria descartado. Portanto, você sabe como plantar alface em garrafa PET?

Dessa maneira, descubra em nosso conteúdo como plantar alface em garrafa PET, de forma simples e eficaz, economizando e utilizando um método mais sustentável. Assim, continue conosco e confira o passo a passo completo de como realizar o plantio, os cuidados com o alface e a época de colheita. Plantar alface em garrafa PET.

Como plantar alface em garrafa PET?

O primeiro passo é preparar adequadamente a garrafa para receber as sementes de alface. Escolha, portanto, um vaso de seja de um litro ou dois, vai variar de acordo com sua preferência. Assim confira o tutorial abaixo.

Assim, corte uma garrafa ao meio e as reserve;
Faça uma perfuração em sua tampa, passe pelo furo um barbante e enrosque novamente a tampa;
Após esse processo encaixe a parte superior da garrafa cortada (a que abriga a tampa) na parte inferior, na posição de um funil, ou seja, a parte da tampa virada para baixo e a parte mais larga para cima;
Na parte inferior ficará a água e na parte superior do vaso (com a tampa para baixo) ficará o substrato com o alface.
Esse encaixe entre as duas partes vai criar uma vedação e impedir a entrada de pequenos insetos. O barbante, por sua vez, promove a transformação da garrafa PET em um recipiente autoirrigável ao conectar as duas partes e proporciona que o alface fique contato com a água. Caso deseje uma forma mais simplista, você pode apenas cortar ao meio a garrafa, fazer furos na base para proporcionar a drenagem da água e você terá também um vaso, porém, sem autorrigação.

O substrato necessita ser leve, aerado, com bom perfil de drenagem e com conteúdo orgânico. Assim, você pode realizar uma mistura utilizando uma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca em proporções iguais. Nesse sentido, finalize adicionando a muda de alface ou as sementes ao substrato, no caso do último a germinação ocorre entre duas semanas após a semeadura.

Cuidados com o alface

Após realizar o plantio do alface, é hora de manter os cuidados básicos com a hortaliça, de modo a obter sucesso na hora da colheita. Assim, a sua alface deve ficar em iluminação plena por pelo menos 5 horas diárias, logo, caso more em apartamentos, mantenha o vaso próximo às janelas, por exemplo. Ademais, a irrigação precisa ser constante, deixando o substrato sempre úmido, porém, não encharcado. É preferencial que a rega seja feita nas primeiras horas do dia ou ao entardecer, para evitar os picos de calor.

Colheita

Por fim, após aprender aqui no Agro e Jardim como plantar alface em garrafa PET, é hora de realizar a colheita da hortaliça. Portanto, o processo é feito entre 50 a 100 dias após o plantio, variando de acordo com o clima e com as condições de cultivo fornecidas às plantas.

Texto retirado do site AgroLink

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades