×

Energia Solar passa a ser a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira

Texto retirado do site Engenharia 360

A energia solar fotovoltaica ultrapassou as termelétricas de gás natural e biomassa em potências instaladas e se tornou a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia solar fotovoltaica ultrapassou a potência instalada das termelétricas de gás natural e de biomassa. Com esse avanço, essa fonte renovável assume o posto de terceira maior fonte da matriz elétrica nacional.

A Absolar fez um mapeamento das instalações de usinas fotovoltaicas e contatou 16,4 GW (gigawatts) de potência distribuída entre grandes usinas e gerações próprias. Outro importante dado levantado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica foi a de que essa fonte de energia já trouxe para o Brasil mais de R$ 86,2 bilhões, além de R$ 22,8 bilhões para os cofres públicos e 479,8 mil vagas de emprego. Todos esses valores são acumulados desde 2012.

O meio ambiente também tira vantagem dessa mudança – o crescimento das usinas solares no Brasil evitou a emissão de cerca de 23,6 milhões de C02 nesse período, segundo a associação. Outra vantagem aparece no bolso do consumidor, onde a eletricidade apresentará preços cada vez menores. Termelétricas fósseis emergenciais são as principais responsáveis pelo aumento no valor da conta de energia – bandeira tarifária vermelha.

De acordo com Carlos Dornellas, diretor da Absolar, “a fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”.

Fontes – ValorGloboEscolaEducaçãoONSPortalSolar

Texto retirado do site Engenharia 360

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades