Energia Solar passa a ser a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira
Texto retirado do site Engenharia 360
A energia solar fotovoltaica ultrapassou as termelétricas de gás natural e biomassa em potências instaladas e se tornou a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia solar fotovoltaica ultrapassou a potência instalada das termelétricas de gás natural e de biomassa. Com esse avanço, essa fonte renovável assume o posto de terceira maior fonte da matriz elétrica nacional.
A Absolar fez um mapeamento das instalações de usinas fotovoltaicas e contatou 16,4 GW (gigawatts) de potência distribuída entre grandes usinas e gerações próprias. Outro importante dado levantado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica foi a de que essa fonte de energia já trouxe para o Brasil mais de R$ 86,2 bilhões, além de R$ 22,8 bilhões para os cofres públicos e 479,8 mil vagas de emprego. Todos esses valores são acumulados desde 2012.

O meio ambiente também tira vantagem dessa mudança – o crescimento das usinas solares no Brasil evitou a emissão de cerca de 23,6 milhões de C02 nesse período, segundo a associação. Outra vantagem aparece no bolso do consumidor, onde a eletricidade apresentará preços cada vez menores. Termelétricas fósseis emergenciais são as principais responsáveis pelo aumento no valor da conta de energia – bandeira tarifária vermelha.
De acordo com Carlos Dornellas, diretor da Absolar, “a fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”.

Fontes – ValorGlobo, EscolaEducação, ONS, PortalSolar
Texto retirado do site Engenharia 360
Deixe seu comentário

UEPG firma parceria para tratamento de águas residuais de indústria local

Obras de acessibilidade reforçam compromisso da UEL com população PCD

Projeto de extensão da UEM é selecionado em Prêmio Sociedade Sustentável

UEM abre processo seletivo para mestrado em Engenharia de Alimentos

#TBT IEP: João Moreira Garcêz – O primeiro Presidente do IEP

Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques: conheça as indicadas do Senge-PR

Pesquisador recebe prêmio Profissional Destaque na produção de biogás

Simepar lança “Alerta Geada” para prevenir perdas agrícolas

Unioeste: Pós em Engenharia Química abre inscrições para vagas remanescentes

Câmpus Irati sedia 2º Encontro de Egressos do Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental
VER Notícias da semana