PUCPR e IPPUC firmam parceria no combate às mudanças climáticas
Cooperação técnica entre Universidade e Instituto busca validar ações para o desenvolvimento sustentável
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre mensuração e estratégias para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e contribuir no combate às mudanças climáticas, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) desenvolveram uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) que tratou de Instrumentos de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. A disciplina resultou em uma Nota Técnica referente à análise do Inventário de Emissões de GEE do IPPUC.
Desta forma, a PUCPR coloca o conhecimento científico, por meio do PPGTU e do Laboratório do Clima (LabClima), da Escola de Belas Artes da PUCPR, a serviço da sociedade. Neste caso, estudantes analisaram dados e a metodologia empregada pelo IPPUC para quantificação das emissões de gases.
Esse estudo resultou em um documento que será utilizado pelo IPPUC para fundamentar a certificação Selo Clima Paraná de 2024, que reconhece as boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance: ambientais, sociais e governança) das organizações públicas ou privadas do estado.
A PUCPR avaliou dados do Inventário de Emissões de Gases (GEE) do IPPUC, que analisou a emissão desses gases na operação cotidiana do IPPUC, como equipamentos, eventos, deslocamentos, viagens, entre outros. Além da validação suprir por meio da Nota Técnica, o estudo forneceu subsídios para a elaboração de planos de ação para a mitigação do lançamento desses gases.
“A cooperação é o caminho perfeito. Como universidade, conseguimos aplicar o conhecimento e fornecer pessoas qualificadas para fazer as análises. O compromisso demonstrado pelo IPPUC com boas práticas ambientais pode influenciar positivamente outras instituições de Curitiba e do Paraná, promovendo uma abordagem consciente orientada ao desenvolvimento sustentável”, afirma André Turbay, professor da PUCPR e integrante do LabClima.
Os dados do inventário do IPPUC foram analisados por professores e estudantes de mestrado e doutorado da disciplina eletiva “Adaptação e Mitigação da Mudança Climática”. Essa disciplina do PPGTU foi desenvolvida por meio do convênio Cátedra Curitiba e foi criada com a participação de pesquisadores da Universidade e de técnicos do IPPUC. Como palestrantes convidados, participaram profissionais ligados à temática de mudanças climáticas, como Ilan Cuperstein, diretor do C40 para a América Latina, e Lívia Schaeffer, da UN-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humano.
Cátedra Curitiba – A Cátedra Curitiba é uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) com o objetivo de reconhecer e promover a pesquisa, o ensino e a prática na área de urbanismo, arquitetura, engenharia e soluções de pesquisa, de projeto e planejamento urbano e de cidade inteligente.
Deixe seu comentário
Pavimentação em concreto: feito para durar
Portos do Paraná: investimentos estratégicos
Crea-PR: sob nova gestão!
Inovação em células solares orgânicas
Sistema Confea/Crea e Mútua
Associação paranaense de base florestal lança Prêmio de Jornalismo
Agepar recebe contribuições para melhoria na segurança operacional do serviço de distribuição de gás natural
Mineração: benefícios ESG e áreas indígenas
O papel da Engenharia nos desastres naturais
Pedágio: busca por preço justo e obras
VER Destaque