×

2ª SEPEAG DIGITAL surpreende participantes com programação diversa, debates e mais de 40 palestrantes

Um dos destaques deste ano, bastante elogiado pelo público, foi a tradução simultânea em libras, durante toda a programação da Semana, tornando o evento acessível aos surdos

A 2a SEPEAG DIGITAL – Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências, promovida pelo Crea-PR, reuniu mais 40 palestrantes com uma programação totalmente on-line e gratuita. Idealizada para ser uma ação para suprir a falta de eventos presenciais, a SEPEAG acabou se tornando um importante espaço para apresentar oportunidades, discutir as novidades do setor e inspirar profissionais.

“A SEPEAG hoje é um evento com vida e brilho próprios, que veio definitivamente para ficar. Isso é possível graças aos nossos apoiadores, colaboradores, equipe, Colegiados e Comitês Empresariais”, afirma o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha. Ele completa dizendo que toda a programação foi elaborada com muito carinho, focada em todos que se interessam por inovação e pelo desenvolvimento da sociedade. Para o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea- PR, Claudemir Prattes, um dos destaques da programação foi o painel ‘Jovens Profissionais’, que reuniu engenheiros brasileiros de diferentes áreas e que hoje trabalham em pontos distintos do mundo para compartilhar suas experiências. “Também destaco a palestra do cofundador da AAA Plataforma de Inivição, Arthur Igreja, uma das mais acessadas do evento, e o painel ‘Carreiras no Mercosul e os impactos das mudanças econômicas’, com a participação de Maurício Salgado, secretário técnico da Comissão de Pavimentos de Concreto do Instituto do Cimento e Concreto do Chile. No painel ‘Cidades Acessíveis 2025’, a engenheira civil Paula Teles, fundadora da mpt®, empresa de planejamento urbano e gestão da mobilidade em Portugal, trouxe um conteúdo muito relevante”, conta Prattes. A SEPEAG teve, como um dos seus diferenciais, a participação de painelistas e participantes de 10 países diferentes.

Destaque, também, para a presença do engenheiro civil Joel Krüger (presidente do Confea), que proferiu a palestra ‘A Engenharia no âmbito nacional e internacional’. Ele mostrou como é a atuação do Conselho Federal junto a uma população nacional estimada de 215 milhões de pessoas, com 999.744 profissionais ativos, o que significa 466 profissionais por 100 mil habitantes. Entre as ações citadas estão as que buscam garantir a empregabilidade, principalmente dos jovens profissionais, como as representações estratégicas – no Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológicos da Habitação (CTECH), no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Câmara Brasileira da Indústria da Construção e no Projeto Monitor do Seguro Rural. Ele citou, ainda, as representações internacionais com as quais o Conselho Federal dialoga, como o World Council of Civil Engineers (WCCE), a Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI), o Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, e a Copimera (Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos afins). Ao final, também citou os acordos internacionais firmados com foco na capacitação e emprego, como parcerias com entidades e instituições da Europa, África e América do Norte.

SEPEAG 2022 confirmada

Uma das entusiastas da segunda edição da SEPEAG foi a diretora financeira do Crea-PR, engenheira civil Maria Cristina Graf. “No ano passado eu participei de algumas palestras. Mas percebi grande mudança na programação deste ano, com um conceito inovador na proposta dos temas. A diversidade e qualidade da programação, a competência dos profissionais, a divisão de dias e temas. Destaco as abordagens sobre saúde física e mental, os palestrantes internacionais, que tem vivências próximas das nossas e permitiu a troca de experiências. Eu gostei demais e todos os temas eram muito interessantes. Estava tão bom que chegou a faltar tempo para um debate maior”, confessa Maria Cristina.

O encerramento da SEPEAG aconteceu com o Painel ‘Inspiração Profissional para as Engenharias, Agronomia e Geociências. Participa-ram o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, o eng. eletric. Fábio Bianchetti e o eng. agr. Clodomir Ascari, que mediaram as apresentações de Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa, Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL, e Thaís Fabrício Melo, líder técnica na Google. Todos contaram fatos importantes que marcaram e inspiraram suas carreiras, e afirmaram que dedicação, responsabilidade, coragem, aprendizado, resiliência e capacidade de se preparar para mudanças são alguns pontos fundamentais para qualquer profissão.

Ao encerrar as atividades da 2a SEPEAG DIGITAL e agradecer a participação dos mais de 35 mil telespectadores de 10 países, o presidente do Crea- PR anunciou que a terceira edição do evento já está agendada para agosto de 2022.

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail