2ª SEPEAG DIGITAL surpreende participantes com programação diversa, debates e mais de 40 palestrantes

A 2a SEPEAG DIGITAL – Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências, promovida pelo Crea-PR, reuniu mais 40 palestrantes com uma programação totalmente on-line e gratuita. Idealizada para ser uma ação para suprir a falta de eventos presenciais, a SEPEAG acabou se tornando um importante espaço para apresentar oportunidades, discutir as novidades do setor e inspirar profissionais.

“A SEPEAG hoje é um evento com vida e brilho próprios, que veio definitivamente para ficar. Isso é possível graças aos nossos apoiadores, colaboradores, equipe, Colegiados e Comitês Empresariais”, afirma o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha. Ele completa dizendo que toda a programação foi elaborada com muito carinho, focada em todos que se interessam por inovação e pelo desenvolvimento da sociedade. Para o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea- PR, Claudemir Prattes, um dos destaques da programação foi o painel ‘Jovens Profissionais’, que reuniu engenheiros brasileiros de diferentes áreas e que hoje trabalham em pontos distintos do mundo para compartilhar suas experiências. “Também destaco a palestra do cofundador da AAA Plataforma de Inivição, Arthur Igreja, uma das mais acessadas do evento, e o painel ‘Carreiras no Mercosul e os impactos das mudanças econômicas’, com a participação de Maurício Salgado, secretário técnico da Comissão de Pavimentos de Concreto do Instituto do Cimento e Concreto do Chile. No painel ‘Cidades Acessíveis 2025’, a engenheira civil Paula Teles, fundadora da mpt®, empresa de planejamento urbano e gestão da mobilidade em Portugal, trouxe um conteúdo muito relevante”, conta Prattes. A SEPEAG teve, como um dos seus diferenciais, a participação de painelistas e participantes de 10 países diferentes.

Destaque, também, para a presença do engenheiro civil Joel Krüger (presidente do Confea), que proferiu a palestra ‘A Engenharia no âmbito nacional e internacional’. Ele mostrou como é a atuação do Conselho Federal junto a uma população nacional estimada de 215 milhões de pessoas, com 999.744 profissionais ativos, o que significa 466 profissionais por 100 mil habitantes. Entre as ações citadas estão as que buscam garantir a empregabilidade, principalmente dos jovens profissionais, como as representações estratégicas – no Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológicos da Habitação (CTECH), no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Câmara Brasileira da Indústria da Construção e no Projeto Monitor do Seguro Rural. Ele citou, ainda, as representações internacionais com as quais o Conselho Federal dialoga, como o World Council of Civil Engineers (WCCE), a Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI), o Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, e a Copimera (Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos afins). Ao final, também citou os acordos internacionais firmados com foco na capacitação e emprego, como parcerias com entidades e instituições da Europa, África e América do Norte.
SEPEAG 2022 confirmada

Uma das entusiastas da segunda edição da SEPEAG foi a diretora financeira do Crea-PR, engenheira civil Maria Cristina Graf. “No ano passado eu participei de algumas palestras. Mas percebi grande mudança na programação deste ano, com um conceito inovador na proposta dos temas. A diversidade e qualidade da programação, a competência dos profissionais, a divisão de dias e temas. Destaco as abordagens sobre saúde física e mental, os palestrantes internacionais, que tem vivências próximas das nossas e permitiu a troca de experiências. Eu gostei demais e todos os temas eram muito interessantes. Estava tão bom que chegou a faltar tempo para um debate maior”, confessa Maria Cristina.
O encerramento da SEPEAG aconteceu com o Painel ‘Inspiração Profissional para as Engenharias, Agronomia e Geociências. Participa-ram o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, o eng. eletric. Fábio Bianchetti e o eng. agr. Clodomir Ascari, que mediaram as apresentações de Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa, Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL, e Thaís Fabrício Melo, líder técnica na Google. Todos contaram fatos importantes que marcaram e inspiraram suas carreiras, e afirmaram que dedicação, responsabilidade, coragem, aprendizado, resiliência e capacidade de se preparar para mudanças são alguns pontos fundamentais para qualquer profissão.
Ao encerrar as atividades da 2a SEPEAG DIGITAL e agradecer a participação dos mais de 35 mil telespectadores de 10 países, o presidente do Crea- PR anunciou que a terceira edição do evento já está agendada para agosto de 2022.
Deixe seu comentário

Foco na inserção profissional

Eleições do Sistema pela Internet

Rumo ao alvo!

Instalações elétricas em áreas úmidas

Fiscalização 5.0

O papel da Engenharia nos desastres naturais

Maringá tem projeto selecionado em Soluções Baseadas na Natureza

Acessibilidade em debate

RENOVAPR: Avanços no meio rural

Pedágio: busca por preço justo e obras
VER Matérias Revista Crea-PR