×

Acessibilidade em debate

Publicado em 28 de abril de 2023

Evento do Crea-PR reunirá nomes de destaque para discussão, conscientização e busca de ações para uma sociedade mais acessível

Em sua palestra sobre Educação Inclusiva, a doutora em Educação, Martinha Clarete Dutra, servidora da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, que é deficiente visual, falará da própria experiência e também sobre capacitismo e igualdade de direitos. Ela também destacará que, quando se trata de educação, os recursos de acessibilidade devem ser personalizados para atender caso a caso as Pessoas com Deficiência (PcD).

Segundo ela, o Brasil fez avanços importantes chegando a um índice de inclusão medido no Censo Escolar de 85%. “Tivemos um retrocesso nos últimos anos e agora é hora da retomada, de trabalhar para que o desenho universal seja atendido em benefício de todas as pessoas. Temos marcos legais e normas bem definidas, que, se seguidas à risca, colocariam o País em destaque nesta questão”, afirma.

No Brasil, 55% das escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental são adaptadas para alunos com deficiência. Nas escolas dos anos finais do Ensino Fundamental a proporção é de 63,8%, e para as de Ensino Médio, de 67,4%. No Paraná, 83% das escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental são adaptadas para alunos com deficiência. Nos anos finais do Ensino Fundamental são 89,8% e no Ensino Médio, 92,6%. Os dados são da publicação Pessoas com Deficiência e as desigualdades sociais no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em agosto de 2022.

Evento

O Seminário é uma iniciativa do Crea-PR, organizado pela Comissão de Acessibilidade. “O objetivo é abrir os olhos tanto da Engenharia quanto da sociedade em geral para a necessidade da inclusão da acessibilidade, que ainda tem muito a melhorar no nosso País. A ideia é debater o tema para que as pessoas tenham mais consciência. Devemos prover acessibilidade para que as pessoas tenham o direito de participar de tudo, independentemente de ter ou não algum tipo de deficiência”, explica a Engenheira da Computação e de Segurança do Trabalho e conselheira do Crea-PR, Elizandra Gonçalves Taques Sartori.

Segundo ela, que também é coordenadora da Comissão de Organização do Seminário, a expectativa é receber entre 300 e 350 pessoas e os temas a serem debatidos estão bem abrangentes e interessantes. Um exemplo é a palestra magna sobre “Cidades que Caminham”, que será feita pela Engenheira Civil portuguesa, Paula Teles, especialista em mobilidade e planejamento do território (ver programação).

Mostras

Os preparativos já são tradicionais e antecedem o Seminário: a Mostra Fotográfica e a Mostra de Trabalhos Técnico-Científico. A Mostra Fotográfica foi aberta à participação de todos, inscrevendo uma foto original, sem modificações, de situações que retratem a falta de acessibilidade ou de um bom exemplo de acessibilidade.

Já a Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos foi voltada a estudantes universitários e profissionais para submissão de trabalhos relacionados ao tema.

O resultado de ambas será apresentado durante o Seminário. 

O papel do Crea-PR

Desde 2006 o Conselho promove seminários voltados à conscientização sobre o tema da acessibilidade. De lá para cá foram diversos avanços como a criação de um Programa de Acessibilidade, e a inclusão nas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de uma cláusula de ciência dos profissionais para que o projeto atenda às normas de acessibilidade.

O Conselho também editou um Caderno Técnico da Agenda Parlamentar sobre o assunto e realiza rotineiramente a Fiscalização Integrada de Acessibilidade, que tem como objetivo a conscientização dos profissionais e da sociedade civil a respeito da obrigatoriedade e importância do atendimento às Normas de Acessibilidade. Geralmente estas fiscalizações são demandadas pelo Ministério Público. Além disso, acompanha de perto, por meio da Agenda Parlamentar, os projetos que tramitam nas diversas esferas legislativas sobre o tema.

Programação

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ACESSIBILIDADE DO CREA-PR 
10 E 11 DE MAIO DE 2023 

LOCAL: UNIBRASIL – Av. Konrad Adenauer, 442 – Curitiba, Paraná

10 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

12h Credenciamento
13h Abertura 

Presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira

14h Palestra Magna 

CIDADES QUE CAMINHAM: acessibilidade no direito à cidade e à qualidade de vida

Eng. Civ. Paula Teles – mpt® – mobilidade e planeamento do território, lda. 

Porto – Portugal

15h15 Perguntas
15h30 Intervalo para o café
16h Apresentação 

Gladiadores – Equipe de rugby em cadeira de rodas

Carlos Kamarowski – Coordenador do Projeto de rugby em cadeira de rodas da Saúde e Esporte Sociedade Cultural e Esportiva – Curitiba

16h30 Palestra 

Ações de acessibilidade em Uberlândia, MG

Idari Alves da Silva – Diretor de acessibilidade e mobilidade reduzida da Prefeitura Municipal de Uberlândia

17h30 Perguntas
17h45 Encerramento do primeiro dia

11 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

8h30 Palestra

Construir a cidade a partir do chão

Pedro Ribeiro da Silva – Urbanista Especialista em planejamento regional urbano e projeto do ambiente urbano – Porto – Portugal

10h Perguntas
10h30 Direito das Pessoas com Deficiência

Dr. Sérgio Caribé – Procurador do Ministério Público de Contas junto a ANATEL – Brasília

11h30 Perguntas
12h Intervalo para o almoço
14h Palestra

Tecnologias assistivas – Prof. Dr. Vanderley Flor da Rosa – UTFPR – Cornélio Procópio

15h00 Perguntas
15h15 Palestra

Comissão de Acessibilidade do Crea-PR – Eng. Civ. Raiger Moreira Alves – Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR 

15h30 Intervalo para o café
16h00 Palestra

Educação inclusiva – Profª .Drª Martinha Clarete Dutra – Prefeitura Municipal de Londrina – Especialista em educação especial.

17h Perguntas
17h30 Divulgação dos Trabalhos
Técnico-científicos e Fotografias selecionadas

18h Encerramento

Presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades