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Aeroporto de Cascavel: Avanços Reconhecidos

Obras de modernização e ampliação renderam prêmio de melhor aeroporto regional do Brasil

Foram quatro anos de trabalho, iniciado em 2017, para tirar o projeto e as obras – que haviam sido abandonadas por uma empresa licitada – do papel. Os investimentos na modernização e ampliação foram da ordem de R$ 50 milhões. “E não podemos parar. Estamos elaborando um Plano Diretor com apoio da Infraero com investimentos para 5, 10, 15 e 20 anos tendo em vista novas obras e melhorias”, conta o secretário.

Um dos reconhecimentos do esforço veio este ano com o prêmio “Aviação + Brasil 2022”, que classificou o aeroporto de Cascavel como melhor aeroporto regional do Brasil. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) e visa a estimular a melhoria na prestação de serviços dos aeroportos, empresas aéreas e órgãos públicos atuantes nos aeroportos brasileiros e, com isso, elevar o nível de satisfação dos usuários.

“Após anos de muitas dificuldades, tornamos o aeroporto uma realidade que traz empregos, renda e desenvolvimento para todos, não somente aos usuários”, comemorou o prefeito da cidade, Administador Leonaldo Paranhos quando recebeu o prêmio.

Atualmente o aeroporto oferece seis voos diários com duas companhias aéreas: Azul e Gol. “Estamos muito otimistas porque vamos receber a partir de 12 de julho a companhia aérea Latam”, antecipa Rancy.

Segundo ele, a vinda da Latam vai permitir explorar mais os grandes hubs aeroportuários como Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. “Ter ligação com estes grandes centros, para nós, é muito importante porque o cascavelense vai chegar a qualquer destino nacional ou internacional saindo da sua casa.”

Hoje, para fazer estas conexões, é necessário se deslocar até a cidade de Foz do Iguaçu, distante 150 quilômetros de Cascavel. O secretário também lembra que o aeroporto de Cascavel atende mais 24 munícipios da Região Metropolitana – mais de um milhão de habitantes – e também recebe passageiros de outras regiões como Toledo, Umuarama, Terra Roxa e Guaíra. “Para estas cidades, somos o aeroporto mais próximo”, informa.

“Infelizmente no passado fomos referência de como não fazer e hoje somos referência de como fazer e isso é muito bom para a cidade”. A frase é do Engenheiro Civil Sandro Camilo Rocha Rancy, secretário de Obras Públicas (Sesop), de Cascavel e reflete o trabalho e os investimentos feitos para tornar o Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva adequado à realidade da cidade.

A conselheira do Crea-PR, Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Suzely Soares, utiliza o aeroporto há 12 anos. “No passado o terminal não era nada adequado. Aí começaram melhorias, em pista, em equipamentos e o início da construção de um novo terminal que resultou numa obra inacabada. Finalmente em 2020 foi finalizada a nova estrutura, que modernizou muito o aeroporto”, observa.

Segundo ela, “a obra é moderna, e os equipamentos instalados melhoraram muito as condições e a qualidade de todos os serviços e como a região está entre as dez de maior potencial econômico, acredito que o aeroporto seja uma ferramenta excelente para ajudar nesse desenvolvimento”, salienta. Porém, a conselheira também diz que poderia ter mais disponibilidade de voos e empresas aéreas. “E também mais portões de embarque, se pensarmos em aumento de número de voos e de empresas operando”, reforça.

A Construtora OTT de Curitiba foi a responsável pela construção do terminal de passageiros, a Dalba Construtora fez o pátio das aeronaves, a Petrocon fez o estacionamento e Avenida Itelo Weber, a Construtora Evolução fez a cerca no entorno do sítio aeroportuário e a EBSA-Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias, fez instalação dos fingers (pontes de embarque e desembarque).

PLANO DIRETOR

A Infraero, empresa pública nacional com mais de 40 anos de experiência, foi escolhida por Cascavel para assessoria dos serviços da administração aeroportuária com vistas à certificação da nova estrutura que terá uma mudança na homologação, de C3 para C4, o que deve ocorrer em breve. 

A Infraero também está em fase final de elaboração do Plano Diretor e de um estudo mercadológico para os demais serviços de melhoria do aeroporto e projetos de implantação dos instrumentos de aproximação, bem como um estudo de viabilidade técnico e econômico para a concessão. 

“Este plano elaborado com apoio da Infraero prevê investimentos de mais 50 milhões de reais nos próximos cinco anos”, explica o secretário de Obras Públicas, Engenheiro Civil Sandro Camilo Rocha Rancy. 

Entre as obras previstas está a ampliação da pista de pouso que hoje conta com 1771 metros de comprimento e 45 metros de largura. A ideia é ampliar para 2500 metros de comprimento. “Cascavel nasceu na parte mais alta do relevo da região então temos aqui situações de ventos laterais e o aumento da pista trará mais tranquilidade aos pilotos nas manobras de pouso, tornando a pista ainda mais segura e o pouso mais tranquilo”, esclarece Rancy.

Também estão previstos pátios com estrutura para cargas e descargas e o Sistema de Pouso por Instrumento (ILS- Instrument Landing System), dispositivo que fornece ao piloto duas informações essenciais para um pouso mais seguro: o eixo da pista e a trajetória ideal de planeio. Esse sistema visa eliminar problemas de pousos em condições de teto e visibilidade restritas e junto com o Sistema de luzes de aproximação – ALS (Approach Lighting System) facilitar também voos noturnos. 

Engenheiro responsável pelas obras é homenageado

Foram quatro anos de trabalhos intensos até a obra do novo terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Coronel Adalberto Mendes da Silva ficar pronta e o Engenheiro Civil Sandro Camilo Rocha Rancy, da Secretaria de Obras Públicas (Sesop), atual secretário de Obras, foi um dos principais responsáveis.

Ele trabalhou no projeto desde o início, mas em 2017, quando as obras foram retomadas após quatro anos de paralisação, Sandro passou a dedicar até seus fins de semana para acelerar e concluir o terminal e, por isso, foi  homenageado pelo prefeito Leonaldo Paranhos com uma maquete do aeroporto, que foi entregue pelo secretário-geral da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann.

Sandro, que é natural de Cascavel e graduado em Engenharia Civil pela Unioeste, diz sentir-se realizado em poder fazer parte de uma obra histórica. “É um orgulho muito grande poder fazer parte da história de Cascavel, saber que o transporte é tão essencial para a melhoria, para a evolução da cidade, da região”, observa. Ele fez questão de parabenizar toda a equipe de engenharia que transformou o aeroporto em um dos mais modernos do Brasil.  

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