×

Agenda Parlamentar deve chegar a todos os municípios do Paraná

Publicado em 23 de junho de 2021

Saiba como o Crea-PR trabalha em parceria com o governo e outras entidades

Criada em 2007, a Agenda Parlamentar é um programa desenvolvido pelo Crea-PR e as Entidades de Classe que tem como principal objetivo contribuir com a melhoria da gestão pública, implementando debates em âmbito municipal, regional, estadual, e até nacional, sobre as propostas das áreas tecnológicas para a inclusão em planos de governo. Em 2020, os trabalhos foram concentrados nos candidatos a prefeitos de 37 municípios paranaenses em dezenas de reuniões e contatos para apresentação de 40 cadernos técnicos (material para gestores públicos com orientações em relação a atividades ligadas às engenharias, agronomia e geociências).  “Também apresentamos os EBDM-Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal- que consistem em propostas de políticas públicas que podem facilmente ser incorporadas aos planos de governo e planos plurianuais de gestão dos prefeitos eleitos”, conta o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes. No total, foram elaborados cerca de 250 estudos específicos para os 37 municípios. Esse material pode ser compartilhado por todos os gestores públicos do estado e estão disponíveis neste portal.

Para o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Engenheiro Civil Samir Jorge, a estratégia é melhorar o entendimento dos gestores sobre a importância das propostas apresentadas, e o que elas trarão de benefícios aos municípios. “Além disso, nosso papel na melhoria da qualidade de vida dos paranaenses passa pelo combate ao exercício leigo das profissões e sua valorização como indutoras dos processos”, completa Jorge, que destaca, ainda, as ações locais e regionais de melhorias e o fortalecimento de todas as Entidades de Classe, entre elas Associações, Sindicatos, Clubes, Institutos, e pelas Instituições de Ensino, como elo entre o Crea e os municípios e seus gestores.

Desafios 2021

A excelente receptividade da Agenda permitiu que a programação de 2021 viesse cheia de desafios. A proposta agora é alcançar os 399 municípios paranaenses com ações orientativas, trabalhos direcionados a todas as Associações Regionais de Municípios e, ainda, junto às Câmaras de Vereadores de dezenas de cidades. Também está prevista uma forte interação com a ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), sendo o objetivo principal a implantação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia e das Geociências no Estado do Paraná.

Leia mais:

A Agenda Parlamentar caminha ao lado dos posicionamentos oficiais do Crea-PR quanto a questões sensíveis para a sociedade, como as Concessões de Rodovias, e as alternativas de simplificação de aprovação de projetos para emissão de alvarás e habite-se nos municípios.

Ações da Agenda Parlamentar

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades