×

Capacitação é a chave para crescer no mercado

Publicado em 22 de junho de 2021

Cursos on-line oferecidos pelo Crea-PR são gratuitos e abordam temas atuais

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea),atualmente cerca de 100 mil novos engenheiros entram no mercado de trabalho por ano. Este número é quase cinco vezes mais alto que no ano 2000. Mas, apesar do crescimento no número de profissionais, ainda existe muita demanda de serviços técnicos especializados. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que seria necessário quase dobrar o número atual de engenheiros para suprir a demanda do país.

Os cursos podem ser acessados pelo Portal de Aperfeiçoamento Profissional do Crea- PR – Pró-Crea.

De olho na necessidade de ampliar o desenvolvimento profissional, o Crea-PR lançou uma série de cursos on-line gratuitos.  O conteúdo é fornecido pelo próprio Conselho, em parceria com a Cooperativa CredCrea, e realizado na plataforma de ensino on-line do Crea-PR, Pró-Crea 2.0. São cursos que abordam temas atuais como ferramentas de gestão, mercado de trabalho e outros assuntos mais específicos de interesse dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. Atualmente são 14 cursos disponibilizados:

1.  Microgeração de Energia Solar
2.  Economia Circular
3.  Máquinas Térmicas: Ciclo Rankine
4.  Indústria 4.0
5.  Redes Industriais
6.  Ferramentas da Qualidade
7.  Simulação Numérica e Eletromagnetismo
8.  Diferenças Finitas
9.  Cálculo: Nivelamento
10.  Competências Profissionais para a Quarta Revolução Industrial
11.  Liderança Funcional
12.  Gestão de Equipes e conflitos
13.  Inovação na Comunicação e Gestão de Pessoas
14.  Apresentando o Sistema Confea/Crea/Mútua

Grade 2021

A previsão para 2021 é lançar 20 novos cursos. A primeira etapa já está em andamento, com a parceria da Cooperativa CredCrea que auxiliará na implantação, ainda no primeiro semestre, da seguinte grade:

1.  Compliance e Integridade
2.  Programa 5S
3.  Gestão de Projetos com Agilidade Simplificada
4.  Administração do tempo + Administração do stress
5.  Comunicação digital e gestão de redes sociais
6.  Gestão da inovação
7.  MS Project para gerenciamento de obras
8.  Entrevistas de emprego para profissionais das engenharias, agronomia e geociências
9. Introdução à Gestão de Projetos
10. Lean Construction
11. Lean Office – Escritório Enxuto

Para Prattes, as profissões ligadas à tecnologia e transformações são as que mais necessitam de atualização. “Um profissional do Sistema formado há mais de três anos que não realizou, ou realiza, atualização profissional, se perderá no mercado”, avalia o gerente, que adianta um projeto paralelo apoiado pelo Crea. “As parcerias com Entidades de Classe permitem disponibilizar cursos específicos com aprofundamento técnico a todos os profissionais e estudantes a um valor muito abaixo do mercado. Alguns exemplos são os cursos de avaliações e Perícias desenvolvidos pelo IBAPE-PR, o Curso sobre Plataforma BIM, desenvolvido pela Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão e o Curso de Economia Aplicada a Negócios, desenvolvido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – Curitiba”, finaliza Prattes.

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades