Construção a muitas mãos
Crea-PR comemora marco da Plenária 1000 lembrando o esforço e dedicação de todos os envolvidos nos 88 anos de história do Conselho

O Crea-PR celebrou, em julho, a Plenária de número 1.000. A cerimônia, realizada em Foz do Iguaçu, teve diversas homenagens e, abaixo, mostramos um pouco dos destaques de cada gestão, ao longo dos 88 anos do Conselho. Gestões responsáveis em conferir ao Crea-PR o lugar de destaque que hoje ocupa no Sistema Profissional:
Arq. Armando Strambi 1973 – 1978
“Enfatizo a implantação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); a promoção da interiorização com as inspetorias e a aquisição de terrenos para suas instalações; realização de Encontro de Inspetores; instalação de telex na capital e em Londrina. Também, a criação do Boletim Informativo; a intensificação da ação fiscalizatória; e alocação de recursos às Entidades de Classe. Cabe, ainda, destacar a instalação das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e de Arquitetura, e a aquisição de sede própria.”
Eng. Civ. Rubens Curi 1979 – 1984
“Na minha gestão o Crea-PR completou seus 50 anos e focamos em enaltecer o Conselho. Além da fiscalização de forma geral, ampliamos para que abrangesse também os agrônomos. Criamos as placas de fiscalização nas obras; construímos as sedes nas inspetorias do interior e concluímos a compra da sede em Curitiba, no Alto da Glória; implantamos a rede de informática; e contratamos um jornalista para iniciar a divulgação das ações do Conselho.”
Eng. Civ. Orlando Maciel Strobel
1991 – 1996
“Participei do Crea-PR por 12 anos, como conselheiro, vice-presidente e como presidente. Um destaque foi a melhoria da fiscalização principalmente com o afastamento dos leigos das atividades e a modernização do sistema do Crea-PR com informatização de todas as áreas do Conselho, tornando-o mais eficiente. Também criamos o Fórum de Docentes e Discentes e realizamos o 1º Congresso Estadual de Profissionais.”
Eng. Civ. Ivo Gilberto Martins
1997 – 1999
“Compramos sedes para inspetorias e reformamos a Regional Curitiba colocando-a em um espaço fora da sede administrativa. Implantamos a rede lógica com integração da rede de computadores; criamos o Kit ART; o Programa Campo Fácil e a Revista Crea-PR. Destaque também para as Fiscalizações Preventivas Integradas em parceria outros órgãos. Internamente, criamos o Plano de Cargos e Salários.”
Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa 2000 – 2005
“Iniciamos os concursos públicos para fiscais, conferindo mais credibilidade ao processo. Participamos ativamente de discussões públicas como a duplicação da rodovia Toledo – Cascavel e acompanhamos com avaliações e perícias questões como acidentes frequentes na Curva da Santa, na BR 376, e acidentes com trens da América Latina Logística (ALL). Assumimos posição contra o modelo de governo à época, que previa privatizações ‘a qualquer preço’ como foi a tentativa de privatizar a COPEL. Trabalhamos para implantar metas e indicadores à rotina do Conselho, conferindo mais transparência ao trabalho.”
Eng. Agr. Álvaro José Cabrini Junior 2006 – 2011
“Implantamos a ISO 9001/2008 e iniciamos o trabalho da Agenda Parlamentar, aproximando o Conselho dos gestores públicos com soluções e sugestões técnicas das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Merece destaque também o início do Programa de Acessibilidade e a criação do Comitê Empresarial da Construção Civil.”
Ricardo Rocha 2018 – atual
“Evidencio que o trabalho está em andamento e o melhor ainda está por vir. Mas com 80% do mandato cumprido merecem destaque os avanços na fiscalização e na inovação; a ação participativa com os colegiados e a Agenda Parlamentar, especialmente com a criação da Frente Parlamentar das Engenharias Agronomia e Geociências. Além disso, a criação do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques e a realização da Plenária 1.000.”
*O Engenheiro Civil Joel Krüger esteve à frente do Crea-PR nos anos de 2012 a 2017, mas não pode ser citado por fins eleitorais.
Deixe seu comentário

Foco na inserção profissional

Eleições do Sistema pela Internet

Rumo ao alvo!

Instalações elétricas em áreas úmidas

Fiscalização 5.0

O papel da Engenharia nos desastres naturais

Maringá tem projeto selecionado em Soluções Baseadas na Natureza

Acessibilidade em debate

RENOVAPR: Avanços no meio rural

Pedágio: busca por preço justo e obras
VER Matérias Revista Crea-PR