×

Consultoria em foco!

Publicado em 2 de março de 2023

Carreira está em alta entre Engenheiros de Segurança do Trabalho

O eSocial, sistema do Governo Federal que concentra 15 obrigações fiscais, previdenciárias e tributárias, previsto no decreto 3048/99, está, desde janeiro, com fiscalização de forma on-line. Isso obriga empresas de todos os tipos e tamanhos a se adequarem às exigências abrindo um campo de trabalho para os Engenheiros de Segurança do Trabalho (EST), que podem atuar com consultoria para regularização da documentação no sistema.

E quem não se adequar está sujeito a penalidades (veja arte). “Na verdade, a Lei não mudou em nada. A questão é que os documentos que antes eram exigidos apenas no ato da fiscalização, que era rara, agora têm de ser enviados pela plataforma e a fiscalização acontece on-line”, explica o Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho, Verginio Luiz Stangherlin, conselheiro do Crea-PR.

E as possibilidades para atuação dos EST é promissora. “Eu acredito que principalmente entre as empresas menores mais de 50% ainda não está adequada às exigências do eSocial. Observamos uma correria no começo do ano para buscar essa adequação. Pode ser até que tenhamos falta de EST para atender a toda a demanda”, explica o Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Wilson Aparecido da Silva, conselheiro do Crea-PR.

Vantagens da consultoria para as empresas

Para a Engenheira da Computação e de Segurança do Trabalho, Elizandra Gonçalves Taques Sartori, um profissional de EST, atuando com consultoria, irá analisar de diferentes formas os riscos e agentes nocivos existentes, a necessidade de adequação, documentação e com isso apresentar as medidas possíveis para neutralizar ou diminuir o agente nocivo ou situação de risco. “Como resultado, a empresa terá mais produtividade com um layout adequado e pode, inclusive, diminuir custos já que trabalhador seguro diminui a probabilidade de acidente ou de doença ocupacional”, explica ela que também é conselheira do Crea-PR.

Vantagens da consultoria para o profissional

O profissional de EST que trabalha como consultor também se beneficia em networking atuando em empresas de áreas diferentes e interagindo com vários setores de produção. Elizandra ainda enumera outras vantagens:” tem um bom retorno financeiro, autonomia de agenda, aprende a entender a necessidade de cada pessoa física ou jurídica, conhece cada situação e propor melhorias, resultados. É um trabalho gratificante e que foge da rotina com diversos ramos e necessidades a serem atendidas”, descreve a conselheira.

Dicas para ser consultor

  • Muito estudo e constante atualização sobre legislação e normativas;
  • Especializações frequentes;
  • Firmar parcerias pontuais com profissionais de outras áreas de formação quando necessários conhecimentos mais específicos;
  • Adquirir os aparelhos mais utilizados como dosímetro, medidor de conforto térmico, entre outros;
  • Visitar e ouvir a real necessidade do cliente para propor os serviços necessários;
  • Sempre firmar contrato e fazer a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Crea;
  • Na precificação considerar: hora trabalhada; número de ambientes, de documentos e atividades que serão analisadas; tempo e complexidade de medições quantitativas e qualitativas; custo de manutenção dos aparelhos e, por último, tempo necessário para elaboração do documento com os resultados da consultoria.

(Fonte: profissionais entrevistados na matéria)

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades