×

Crea-PR auxilia Entidades de Classe a atuarem em defesa das profissões

No mês de maio representantes de 63 Entidades de Classe estiveram reunidos em Cascavel para participar do 6º Seminário do Programa de Apoio às Entidades de Classe do Crea-PR. Com o tema ‘Agenda Parlamentar do Crea-PR’, o evento promoveu a integração de dirigentes de Entidades e lideranças do Sistema Confea/Crea no Paraná e sua preparação para atuar em defesa das profissões em questões legislativas. Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico do Crea-PR e é coordenada pelo Colégio Regional de Entidades de Classe (CDER).

Participaram da abertura o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, de forma virtual, e presencialmente o coordenador do CDER, Eng. Amb. Luiz Guilherme Grein Vieira, o coordenador do CDIN – Colégio de Inspetores Estadual, Eng. Eletric. Gilberto Dias de Melo, o coordenador do CIE – Colégio de Instituições de Ensino Estadual, Eng. Agr. José Abramo Marchese, o diretor geral da Mútua-PR, Eng. Civ. Julio Cesar Vercesi Russi, o conselheiro federal, Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, e o presidente da Areac – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, que foi sede do evento, Eng. Agr. Cesar Veronese.

O presidente do Crea-PR disse ser muito importante esse encontro de representantes de praticamente todas as Entidades de Classe registradas no Crea-PR para essa preparação de um trabalho que será feito em conjunto, por meio de ações da Agenda Parlamentar. Para ele, “a Agenda tem sido um sucesso, a rodada que fizemos em 2021 com as prefeituras, desenvolvimento de novos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs), trouxeram bons exemplos de políticas que deram certo como resultado das ações da Agenda Parlamentar”. Ele explica que por isso este evento foi organizado de forma diferente, como uma preparação para a movimentação para o lançamento da Frente Parlamentar, “na Sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em defesa do trabalho da Frente Parlamentar da Engenharia no estado, como já ocorre em nível nacional, pata tratar de questões pertinentes às nossas profissões, por meio de melhorias na legislação”, diz.

O gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, fez uma apresentação geral do ProEC, explicando as ações que o conselho faz e, prol da sustentabilidade das Entidades.

Em seguida foi a vez do diretor legislativo da Alep, Dillyardi Alessi, realizar uma apresentação detalhada sobre o funcionamento da Alep.

A equipe do Crea-PR apresentou um minucioso estudo de todos os projetos de lei que tramitam hoje na Assembleia, destacando todos os que têm algum impacto nas profissões do Sistema Confea/Crea: Engenharias, Agronomia e Geociências. Com essa seleção, os representantes presentes tiveram a oportunidade de priorizar aqueles projetos que devem ser foco do trabalho inicial da Agenda com a Frente Parlamentar da Engenharia.

Bons exemplos – resultados da Agenda Parlamentar

No segundo dia do 6º Seminários do ProEC foram apresentados cinco casos de sucesso na sustentabilidade das Entidades de Classe focados em políticas públicas.

O case ‘Projetec – Universidade Estadual de Londrina’ foi apresentado pelo prof. Dr. Eng. Civ. Aron Lopes Petrucci.

O case ‘Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC)’ foi apresentado pelo diretor presidente do Instituto, Tales Riedi Guilherme.

O case ‘Inovações no Projeto Casa Fácil – COHAB/Crea/CEAL/Universidades’ foi apresentado pelo Arq. Luiz Cândido de Oliveira, diretor presidente da Cohab Londrina.

O case ‘Implantação do Instituto Ambiental de Maringá (IAM)’ foi apresentado pelo Eng. Agr. Osvaldo Danhoni.

Para apresentação do case ‘Pavimentação de Estradas Rurais, Internet no Campo e Implantação da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação de Pato Branco’, esteve presente o Eng. Agr. Clodomir Ascari, presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e vice-presidente do Crea-PR.

Finalizando o evento, o palestrante Rodrigo Fornos, Jornalista, falou de “Mídia training, comunicação, apresentação pessoal e advocacy”.

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades