×

Crea-PR é representado por conselheiro na maior Comitiva Brasileira organizada para visita à Smart City Expo World Congress – Barcelona

O engenheiro eletricista Brazil Alvim Versoza, conselheiro e diretor do Crea-PR,  participou do Smart City Expo World Congress – o maior congresso no tema “Cidades inteligentes” –  representando o Conselho a convite da organização do evento.

Engenheiro eletricista Brazil Alvim Versoza, conselheiro e diretor do Crea-PR

Na feira, que ocorreu na cidade de Barcelona (Espanha), com expositores de mais de 120 países, foi observado um grande número de fornecedores na área de Big Data , Inteligência Artificial  (IA), IoT, Softwares, Hardware,  câmeras, sensores e dispositivos com tecnologia de comunicação 5G , desenvolvidos para estarem em campo colhendo dados para a manutenção e melhoria das cidades. Segundo o diretor do Crea-PR, “o grande segredo para toda essa estrutura inteligente são as plataformas, os softwares, as empresas de Big Data e de inteligência artificial que disponibilizam as informações colhidas em tempo real , por meio dos diversos sensores espalhados pela cidade. Essas informações são utilizadas para que ações sejam  tomadas  em relação ao planejamento de futuros projetos, de forma mais assertiva”.

Mas, quais são as informações coletadas? “Informações do meio ambiente, nível de temperatura, incidência solar, umidade, quantidade de chuva, ruídos emitidos nas regiões, o fluxo de veículos e de pessoas”, diz.

Paralelamente ao evento, foram feitas visitas a algumas empresas de Barcelona que atuam nas áreas relacionadas ao mesmo tema. Brazil Versoza  deu  destaque à visita ao ‘Bairro 22@’ – que recebeu esta nome em consequência do Distrito 22 ter sido, no passado, uma região degradada de indústrias antigas e abandonadas. Atualmente, com o auxílio do investimento público-privado, o distrito foi transformado em um local de implantação de empresas de tecnologia, centros de formação e inclusão digital, escolas e universidades, com moradias próximas aos locais de trabalho e um comércio ampliado, apresentando a Barcelona e ao mundo um modelo de localização que coloca o ser humano como centro das atenções.

“Lá a pessoa trabalha, mora e tem o comércio ao seu dispor com todas as necessidades (restaurante, farmácia, escolas, universidades, padaria, shoppings). Isso aproxima a pessoa do que ela precisa, sem a necessidade de grandes deslocamentos. O que mais me chamou a atenção, foi o fato de que todos os imóveis são alugados e o aluguel pago diretamente ao Governo. Dar dignidade para as pessoas, para que elas tenham uma qualidade de vida boa,  é ser uma cidade inteligente, que está olhando para as necessidades dos que ali moram”, destaca Versoza.

Também houveram visitas às empresas de tecnologia, que cuidam das plataformas que fazem a gestão de toda a cidade (um exemplo dessas empresas é a multinacional Indra), além da ida aos prédios que ajudam no desenvolvimento das incubadoras sociais.

A visita à usina de reciclagem do lixo e resíduos sólidos, onde quase 100% desses sedimentos são transformados em energia, foi destaque por parte do Diretor do Crea-PR, “o que era lixo hoje gera energia para eles”. Em Barcelona há quatro usinas de tratamento construídas para realizar a transformação desses resíduos. “São plantas enormes de tratamento dos resíduos sólidos , verdadeiras indústrias! Algumas  lixeiras que estão pela cidade tem dispositivo para reconhecimento, metrificação e separação desses resíduos”, comenta Versoza.

Finalizando o roteiro feito pela comitiva brasileira, o engenheiro comentou com orgulho a proposta levada por ele como representante do Crea-PR. “Não pude deixar de expressar o contentamento que temos em abrir as portas do nosso Crea para que esses empresários, políticos e educadores tomem a iniciativa de apresentar seus projetos e trabalhos para os profissionais do nosso conselho, e ressaltar como nosso Sistema pode contribuir na difusão do conceito de  Cidades Inteligentes”, declara.

O engenheiro Brazil reforçou a relevância do CREA estar presente em uma comitiva oficial como essa. “Considero imprescindível a participação do Crea em eventos dessa magnitude, para ressaltar e mostrar a importância das nossas profissões para as transformações decorrentes desse ecossistema de inovação”.

É o décimo ano que a  cidade de Barcelona sedia este  grande evento.  Nos dias 24 e 25  Março de 2022, Curitiba volta a receber a edição brasileira do Smart City Expo Curitiba, no Expo Barigui.

Confira algumas imagens do evento.

Deixe seu comentário

1 comentário em “Crea-PR é representado por conselheiro na maior Comitiva Brasileira organizada para visita à Smart City Expo World Congress – Barcelona

  1. Alexandre disse:

    Parabéns Brazil. Muito bom essa experiência de ver coisas novas

Deixe seu e-mail