×

Crea-PR fiscaliza mais de 43 mil atividades em 2020

Veja como denunciar irregularidades das atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências

Mesmo em meio à pandemia, o Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR aponta que em 2020 foram fiscalizadas 43.049 atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências, envolvendo serviços prestados por profissionais nas mais diversas áreas, como inspeções, manutenções, execuções e elaborações de projetos e laudos. Só na Regional Curitiba foram fiscalizadas 5.326 atividades. Com base nos relatórios gerados e na análise das atividades identificadas, chegou-se a um total de 1.133 irregularidades, dos mais diversos tipos. O destaque fica por conta do elevado número de denúncias recebidas.

De acordo com o gerente da Regional Curitiba, Engenheiro Agrônomo Eduardo Ramires, as atividades de fiscalização ocorrem principalmente a partir do planejamento interno, e um setor específico do Defis e as diferentes Regionais do Crea-PR atuam para que as metas e diretrizes sejam definidas e executadas. “Como parte desse planejamento é possível citar a fiscalização de obras e serviços de rotina, além da fiscalização de empreendimentos em funcionamento e de órgãos públicos, por exemplo”, conta Ramires. O planejamento também envolve diretamente a participação dos gestores de Fiscalização, que são conselheiros indicados por cada uma das Câmaras Especializadas de Engenharia, além dos inspetores eleitos especificamente para essa função. Na Regional Curitiba, a equipe é composta por 11 agentes de fiscalização e seis agentes administrativos, além do gerente Regional e outros dois funcionários que são responsáveis pelo gerenciamento das atividades de forma geral.

Como denunciar

Tanto leigos como profissionais podem denunciar, e cabe ao Crea-PR inicialmente verificar se a denúncia recebida compreende assunto que compete ao Conselho, bem como se a irregularidade noticiada já foi fiscalizada e se existe processo de fiscalização em trâmite. Caso não exista será programada uma fiscalização em campo, de forma conciliada com as outras demandas. Os canais são o site, o aplicativo Crea-PR para smartphones (Android e IOS); e o telefone 0800 041 0067. Não é preciso identificar-se para fazer a denúncia.

Para fazer uma denúncia, acesse aqui

Em 2021, a expectativa é de elevação dos números, principalmente como resultado das ações de planejamento interno e a utilização de tecnologias que possam ser úteis às atividades de fiscalização, com a premissa de atuar em defesa da sociedade. “Além de resguardar o interesse público e a ética no exercício das profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências, a fiscalização busca impedir que ocorra o exercício ilegal da profissão, tanto por profissionais que possuam habilitação, mas que não seguem a conduta estabelecida, quanto por leigos que estejam exercendo qualquer atividade cujo exercício dependa de habilitação”, finaliza Ramires.

Fiscalização em números

  • 3.878 denúncias de obras irregulares, empresas sem registro ou sem profissional habilitado e de exercício ilegal da profissão;
  • As fiscalizações identificaram 11.047 irregularidades;
  • 62% relativas ao exercício ilegal – profissionais ou empresas atuando de forma irregular, sem habilitação ou sem registro no Conselho;
  • As oito Regionais do Crea-PR tiveram 16.257 fiscalizações. 

Leia mais:Crea-PR fiscalizou mais de 43 mil atividades em 2020

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades