×

Eleições do Sistema pela Internet 

Publicado em 28 de abril de 2023

Profissionais elegerão os novos representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua no dia 17 de novembro

As Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023 serão realizadas integralmente pela Internet, no dia 17 de novembro de 2023. “A forma de votação é uma grande inovação para o processo eleitoral, pois possibilita maior alcance, celeridade na divulgação dos resultados, praticidade ao eleitor – que exerce seu direito à democracia de qualquer lugar – sobretudo dada a faculdade de seu voto”, afirma o Engenheiro Civil Daltro de Deus Pereira, coordenador da Comissão Eleitoral Federal 2023 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Serão eleitos para mandato de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026: presidente do Confea; presidentes dos Creas; conselheiros federais dos Estados de Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil); São Paulo (Industrial) e Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia. Também os diretores gerais diretores administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas.

Para auxiliar os Creas na realização das eleições pela internet, a CEF realizará três Seminários Eleitorais: 1º Seminário Eleitoral – 31 de maio, em Campina Grande (PB); 2º Seminário Eleitoral – 20 e 21 de maio, em Brasília (DF); 3º Seminário Eleitoral – 11 de julho, em Brasília (DF), cada um com pauta específica, mas sempre com objetivo de nivelar conhecimentos sobre o processo eleitoral e sobre os procedimentos a serem adotados pelos agentes públicos.

Ao vivo

O coordenador da CEF ainda destaca que desde o ano passado a ferramenta de votação vem sendo aperfeiçoada e que qualquer pessoa poderá acompanhar a votação em tempo real no site do sistema de votação (www.votaconfea.com.br) e no site do Confea. 

Além disso, a apuração do resultado das eleições é transmitida em cerimônia ao vivo, logo após o período da eleição, ou seja, logo após as 19h, no horário de Brasília, “momento em que já saberemos quem são os candidatos eleitos para o próximo triênio”, explica Pereira.

O profissional eleitor participará do processo eleitoral do Crea onde quitou sua última anuidade, independente do seu registro originário ou dos locais onde possuir visto. Não é possível escolher o local de voto.

Eleições acontecem no dia 17 de novembro de 2023, das 8h às 19h. Participe!

Candidaturas

De acordo com o Calendário Eleitoral aprovado, no dia 3 de julho de 2023 será publicado no Diário Oficial da União o edital de convocação para as eleições, dando início ao processo eleitoral e abrindo prazo para que as candidaturas sejam registradas – até o dia 18 de agosto de 2023, presencialmente, na sede, inspetorias e escritórios de representação dos Regionais, ou virtualmente, pelo e-mail oficial da Comissão Eleitoral Regional; sede do Confea ou por meio do e-mail da Comissão Eleitoral Federal, para os cargos de Presidente do Confea e conselheiros federais.

No Paraná

“Os preparativos para a próxima eleição do Sistema estão bem encaminhados”, informa o Engenheiro Mecânico Ayrton Pontes, coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER). Os trabalhos iniciaram com a Sessão Plenária de número 1.005 do Crea-PR, realizada no dia 25 de janeiro. Na ocasião foi instalada oficialmente a Comissão Especial Eleitoral Regional (CER) com dez conselheiros membros, coordenador e coordenador-adjunto.

“Já foram realizadas algumas reuniões e também já participamos de um treinamento realizado pelo Confea, no qual foram repassadas algumas orientações e esclarecidas dúvidas sobre o processo eleitoral”, destaca o Engenheiro Agrônomo, gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires, assessor da CER. O Crea-PR disponibiliza um hot site com informações sobre as eleições (ver QR Code). https://www.crea-pr.org.br/ws/eleicoes-gerais-do-sistema-confea-crea-e-mutua-2023/

Pontes lembra que “a eleição é um grande momento para consolidação do processo democrático. Como vivemos e atuamos em ambientes profissionais e sociais diversos, onde as nossas expectativas e opiniões fazem muitas vezes a diferença, devemos, como contribuintes, votantes e profissionais do Sistema Profissional, conhecer e escolher com mais segurança aqueles candidatos que melhor nos representarão. Para melhorar o conhecimento sobre os candidatos e suas propostas, a CER irá promover ao longo da campanha oficial debate(s) entre os candidatos”, informa.

Decisões importantes

 Sessão Plenária 1.624/2022, do dia 16/12/2022, emitiu a Decisão Plenária n.º PL-1.869/2022 que “Aprova o Calendário Eleitoral das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023, e dá outras providências”. 

– Resolução n.º 1.114, de 2019 – Regulamento Eleitoral – item 2) determinar aos Creas que instalem suas respectivas CERs.

– Sessão Ordinária nº 1.005, de 25/01/2023 do Crea-PR, quando foi instalada oficialmente a Comissão Especial Eleitoral Regional (CER), bem como foram eleitos os seus participantes e também o seu coordenador e o coordenador-adjunto.

– No anexo da PL-1.869/2022 está o calendário eleitoral que inicia em 03 de julho de 2023 (segunda-feira) com a data de divulgação do Edital de Convocação das Eleições pela CEF, que será publicado no Diário Oficial da União – DOU e disponibilizado no site do Confea.

Processo de votação na prática

>> Conforme o Art. 96. da Resolução 1.114 “A votação e a totalização dos votos, a critério do Plenário do Confea, poderão ser feitas: II – por meio da rede mundial de computadores (Internet).”

>> A votação poderá ser realizada a partir de qualquer lugar que tenha acesso à Internet (residência, trabalho, rua, etc.), e a partir de qualquer meio eletrônico que possa se interligar à Internet (celular, computador, tablet, etc.). Mesmo tendo essa facilidade, as Inspetorias do Crea-PR manterão um plantão na data da eleição – 17/11/2023, com um equipamento para utilização por qualquer votante, desde que previamente cadastrado, das 8h às 19h;

>> A empresa fornecedora do sistema de votação eletrônica em data próxima à eleição, de forma escalonada, realizará o disparo automático de senhas para acesso ao ambiente de votação;

 >> As senhas serão encaminhadas para o e-mail e para os celulares disponíveis no cadastro do profissional no Regional, quando do fechamento da listagem de aptos a votar;

>> O eleitor acessará o site: www.votaconfea.com.br, e efetuará login com o número de seu CPF e a senha recebida;

>> Será possível alterar a senha previamente recebida, além de efetuar login por certificado digital. Além disso, o Confea está em tratativas com o Governo Federal para a utilização da ferramenta Gov.br, como mais uma forma de autenticação no sistema de votação eletrônica;

>> Ao acessar o sistema, o eleitor visualizará as cédulas de votação, com os candidatos para cada cargo em disputa, e ao confirmar todos seus votos, terá acesso ao comprovante de votação que exibirá um código que garante sua autenticidade.      

Membros da Comissão Eleitoral Regional (CER)    

Titulares:

CEA – Cons. Adriana Baumel
CEEC – Cons. Raiger Moreira Alves
CEEE – Cons. Fernando Felice
CEEMM – Cons. Ayrton Pontes – Coordenador
CEEQGEM – Cons. Francisco Augusto Foggiato Alvim – Coordenador-Adjunto

Suplentes:

1º – CEAEST – Cons. José Roberto Francisco Behrend
2º – CEEC – Cons. Gerson Luiz Carneiro
3º – CEA – Cons. Vicente Lúcio Michaliszyn
4º – CEEE – Cons. Marco Antonio Ferreira Finocchio
5º – CEEMM – Cons. Stefano Shigueru Mitamura

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades