Iniciativa inédita no estado, prêmio empresa inovadora conta com o apoio do CREA-PR
Atualmente o Paraná é Considerado o segundo estado mais inovador do país

Lideranças participam do lançamento do Prêmio Empresa Inovadora, no Palácio Iguaçu (Curitiba).
É o que revela o Índice de Inovação dos Estados, divulgado no primeiro semestre deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará. De acordo com a pesquisa, o Paraná também ocupa a vice-liderança em investimentos em ciência e tecnologia, atrás apenas de São Paulo.
O estudo leva em consideração oito indicadores, que medem elementos de infraestrutura e capital humano, abrangendo desde a capacidade de inovação aos resultados concretos de cada estado. A expectativa para os próximos anos é de que programas em tecnologia no campo, capacitação profissional e produção científica agreguem ainda mais no desenvolvimento do Paraná.
Em sintonia com essa tendência, foi criado o Prêmio Empresa Inovadora, lançado oficialmente em cerimônia no Palácio Iguaçu (Curitiba) em agosto deste ano.
Desenvolvido pela Viasoft, com o incentivo do Governo do Paraná por meio da Superintendência Geral de Inovação/SGI e da Casa Civil, a premiação avaliará, de forma gratuita, o nível de inovação das organizações paranaenses inscritas, promovendo o desenvolvimento da economia local. Um Diagnóstico elaborado por especialistas da área funcionará como uma “consultoria” para as instituições participantes, indicando caminhos e soluções que favoreçam novas soluções.
De acordo com Itamir Viola, presidente da Viasoft e idealizador do prêmio, o objetivo é fomentar a cultura de inovação local. Viola explica que, para além de um reconhecimento individual, a intenção é promover uma mudança de mentalidade nas organizações, favorecendo o ecossistema como um todo. “O Prêmio surgiu da necessidade de estimularmos a inovação como um projeto prioritário nas empresas. Muitas organizações acabam indo à falência por não olharem os processos de inovação como algo estratégico. A inovação, antes de mais nada, sinaliza o crescimento dos negócios. Sempre que há esse desenvolvimento, gera-se renda e progresso para a sociedade”, explica.
Além do reconhecimento e estímulo para dar continuidade a esse desenvolvimento, o prêmio também é uma oportunidade das marcas reforçarem a imagem de inovadoras perante o mercado, incorporando novas técnicas e processos. Além disso, a experiência nessas premiações contribui diretamente para que as instituições alcancem um olhar macro do cenário em que estão inseridas.
“O objetivo é inspirar. Se conseguirmos premiar e reconhecer a atuação dessas empresas inovadoras, temos certeza de que elas servirão de cases para outras instituições. Ou seja, a tendência é de mobilizar as empresas em direção a um processo de inovação, gerando mais competitividade e eficiência para todos envolvidos”, garante Viola.
O prêmio conta com o apoio de quatro entidades estaduais, que são responsáveis, cada uma, por um segmento: Crea-PR (Serviços e Engenharias); Fecomércio (Varejo); Ocepar (Cooperativas) e Senai (Indústria). A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) e a consultoria em inovação Haze Shift também são corealizadoras da iniciativa.
Presidente do Crea-PR, entidade que representa mais de 60 mil profissionais no estado, o Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira afirma que a premiação terá papel fundamental para estimular novas soluções para diversas áreas da economia. Rocha explica ainda que o concurso deve fazer com que as empresas da região adquiram experiência com as metodologias e reflexões promovidas. “Será um grande ganho para todos. Ser apoiador deste evento é muito importante para o Crea-PR, pois representamos diversos profissionais da área tecnológica e que estão envolvidos diretamente com a área de inovação. A sobrevivência dessas empresas está ligada diretamente à transformação que pode ser promovida através desses produtos e serviços”, afirma Rocha.

Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, representa o Conselho no lançamento do Prêmio.
PRÊMIO ACONTECERÁ EM QUATRO ETAPAS
Para concorrer ao prêmio, os participantes devem passar por quatro etapas principais. Na primeira, a empresa preenche um diagnóstico de inovação, um documento principal que detalha as ações e os processos internos. A avaliação é feita por especialistas de renome na área, que analisam nove aspectos principais.
Em um segundo momento, a organização recebe uma devolutiva do diagnóstico de inovação. De acordo com os critérios pré-estabelecidos, as melhores colocadas avançam para a próxima fase. No terceiro ciclo, é realizada uma entrevista virtual em que são selecionadas oito empresas de cada segmento.
Por fim, é agendada uma segunda entrevista virtual com uma banca de juízes para determinar as organizações premiadas. A entrega da honraria, prevista para o dia 1 de dezembro, reconhecerá as três empresas mais bem colocadas em cada setor. A ocasião também reconhecerá a instituição mais inspiradora, que será escolhida através do voto popular. Mais empremioempresainovadora.com.br
“O objetivo é inspirar. Se conseguirmos premiar e reconhecer a atuação dessas empresas inovadoras, temos certeza de que elas servirão de cases para outras instituições.”
Deixe seu comentário

Foco na inserção profissional

Eleições do Sistema pela Internet

Rumo ao alvo!

Instalações elétricas em áreas úmidas

Fiscalização 5.0

O papel da Engenharia nos desastres naturais

Maringá tem projeto selecionado em Soluções Baseadas na Natureza

Acessibilidade em debate

RENOVAPR: Avanços no meio rural

Pedágio: busca por preço justo e obras
VER Matérias Revista Crea-PR