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Livro de Ordem organiza rotina e trabalhos dos profissionais

Veja como cadastrar suas atividades

O Livro de Ordem é um documento instituído pelo Confea através da Resolução 1.094/2017, com a finalidade principal de manter o registro do acompanhamento e da efetiva participação nas obras e serviços, especialmente nos casos de execução e fiscalização. Na prática, ele é a memória escrita de todas as atividades relacionadas à engenharia. Como o Livro de Ordem é um documento instituído por uma Resolução do Conselho Federal, existe a obrigatoriedade de cumprimento por todos os Estados e não somente pelo Paraná.

Para a gerente do Departamento de Planejamento e Controle Interno do Crea-PR, Juliane Marafon, o Livro de Ordem é uma ótima ferramenta de gestão disponibilizada aos profissionais.“Fazendo uso do Livro de Ordem o profissional tem um diário das principais ocorrências e fatos que aconteceram durante a realização da obra ou serviço para o qual foi contratado”, diz a gerente. Ela aponta que a crescente complexidade dos empreendimentos pede, cada vez mais, a adoção de mecanismos que auxiliem no acompanhamento eficiente das obras e serviços pelos quais os profissionais são responsáveis técnicos. “O Livro tem essa finalidade de ser uma ferramenta útil, prática e gratuita de gestão das obras e serviços”, completa.​ Já o conselheiro Federal, Engenheiro Agrônomo Daniel Galafassi, destaca como ponto positivo do Livro de Ordem o registro completo para a emissão da Certidão de Acervo Técnico (CAT) para obras e serviços de engenharia, frequentemente requisitado por profissionais que participam de licitações de obras públicas, além de fazer com que a CAT tenha a devida rastreabilidade. “O Livro de Ordem demonstra a efetiva participação do profissional nas obras e serviços de engenharia, e reforça as ações do Sistema Confea/Crea na defesa da sociedade”, afirma Galafassi.

Registro no Livro de Ordem

A Resolução prevê que “o Livro de Ordem deverá conter o registro, a cargo do responsável técnico, de todas as ocorrências relevantes do empreendimento”. Portanto, é o profissional quem deve fazer os registros no Livro para cada obra ou serviço que ele for responsável.

Para acessar e registrar seu Livro de Ordem, clique aqui

O Livro de Ordem é criado e preenchido dentro do sistema de emissão de ARTs do Crea-PR. Acessando o sistema, o profissional localiza o menu ART – Gerenciamento e acessa a ART desejada. Para criar um livro para a ART, basta selecionar a ART e ir em “Mais ações” e selecionar a opção “Criar Livro de Ordem”. Um ícone em formato de livro será exibido nas ARTs que já tiverem Livro de Ordem criado. AQUI PODERIA SER UM LAYOUT EXPLICATIVO, EM TEXTO É CONFUSO

Juliane afirma que o Livro pode ser utilizado para o registro de atividades de qualquer tipo de obra ou serviço, de qualquer modalidade profissional, já que tem a finalidade de servir como uma ferramenta de acompanhamento. Dentre outras finalidades, ela aponta, ainda:

  • Comprovar autoria de trabalhos;
  • Garantir o cumprimento das instruções, tanto técnicas como administrativas;
  • Dirimir dúvidas sobre a orientação técnica relativa à obra;
  • Avaliar motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos, paralisações e acidentes de trabalho;
  • Eventual fonte de dados para trabalhos estatísticos.

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