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Planejamento Estratégico garante inovação

Veja de que forma o Crea-PR implementa ações para melhorar a gestão e o atendimento aos profissionais

Um dos pilares do Crea é prestar um serviço público de proteção das profissões cuidando para que os profissionais autorizados possam fazê-lo com cuidado, zelo e ética. Mas, para que isso aconteça, o Planejamento Estratégico tem papel fundamental. Considerado uma prática comum para o Crea-PR, que há mais de 20 anos adota metodologias específicas para análise e implementação de ações, o planejamento é uma das mais importantes fases de um sistema de gestão. “A gestão estratégica dá o norte da organização, estabelece para onde queremos ir e de que forma seguir”, afirma o superintendente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Celso Roberto Ritter. Ele afirma que a instituição tem a obrigação de dar um bom destino aos recursos públicos, que saem do bolso dos cidadãos, produzindo bens e serviços que sejam entregues para a sociedade com qualidade, agilidade e inovação. “Dessa forma, é possível perceber a grande importância do planejamento estratégico para o Crea-PR. Ele organiza e direciona a instituição para melhor utilização de todos os recursos disponíveis fazendo com que sejamos cada vez mais eficazes, eficientes, mais desburocratizados e voltados para a prestação de serviços de qualidade para a sociedade”, aponta Ritter.

Hoje, o Planejamento Estratégico do CREA-PR tem ciclos trianuais e é pensado a partir de uma análise de cenários. Ao longo de três ou quatro meses – normalmente no último mês da gestão de um presidente e nos dois primeiros meses da gestão nova – o planejamento é pensado de forma sistêmica. Isso advém do BSC (Balanced Score Card), método de planejamento estratégico que estabelece a partir de estudos de cenários os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades que a organização tem nas suas rotinas de trabalho e nos seus processos administrativos.

No Crea-PR, o gerenciamento está focado em cinco prismas:

  • O prisma dos clientes. O que a organização vai fazer para melhorar no que diz respeitoàs expectativas do cliente, estabelecendo aí a sua proposta de valor. No Crea-PR, a proposta de valor é entregar ao cliente confiabilidade, agilidade, inovação constante, apoio às organizações, aos profissionais, isonomia de tratamento a todos que recorrem ao Conselho, respeito e zelo no contato.
  • O prisma de gerenciamento financeiro da organização. Toda e qualquer organização precisa de dinheiro para funcionar. O planejamento auxilia no equilíbrio financeiro e como arrecadar recursos suficientes para prestar bons serviços.
  • O prisma do gerenciamento da organização. Como estão os meus processos administrativos internos? O que gera o produto, ou serviço, a ser entregue? No Crea-PR isso significa um olhar para a fiscalização, o julgamento do processo, concessão de registro, entre outros. Aqui, a proposta é melhorar continuamente esses processos para que os produtos finais sejam cada vez melhores.
  • O prisma do crescimento e conhecimento. Salvo uma organização tocada por robôs, todas as outras necessitam de pessoas cada vez mais qualificadas, inovadoras, motivadas, reconhecidas, empolgadas e mais engajadas no processo produtivo. Então, é necessário pensar o gerenciamento da organização com ações práticas para que isso aconteça.
  • O prisma dos parceiros: O CREA-PR tem muitos parceiros. O trabalho do dia a dia envolve diversos órgãos públicos, Entidades de Classe, Instituições de Ensino, entre outros.

Acesse o planejamento 2018-2020 / 2021-2023 aqui

Metas e desafios

Depois de pronto, o planejamento gera metas e desafios a serem atingidos. Além disso, há uma série de indicadores de resultados. “São mais de uma centena de itens de verificação que vão nos dizer se as ações que estão sendo executadas a partir do planejamento levam a organização para aquele caminho, aquele futuro que o planejamento desenhou”, conta Ritter. A frequência de medição depende do processo e pode ser diária, mensal, ou até mais. Reclamações dos clientes, por exemplo, são acompanhadas uma vez por dia para fazer as correções necessárias.

Além da verificação dos indicadores, o planejamento estratégico é revisado a cada seis ou oito meses. Isso garante o cumprimento das ações estabelecidas e melhorias em todos os prismas.

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