×

RTA agrega valor ao currículo

Publicado em 14 de setembro de 2022

Membros do CreaJr-PR e estudantes podem registrar suas atividades técnicas na ferramenta

Em 2022 foram cadastrados no sistema do Crea-PR 73 Registros Técnicos Acadêmicos (RTAs). Destes, 88% realizados por membros dirigentes e 12% por membros corporativos. O número ainda é pequeno considerando que o CreaJr-PR conta com 9.531 alunos ativos de 87 Instituições de Ensino distintas.

“O RTA traz benefícios importantes porque ajuda a atender as novas Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias, que exigem que o aluno tenha pelo menos 10% da sua carga horária em atividade de extensão universitária. É uma ferramenta que se assemelha à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que forma o acervo técnico do profissional, mas neste caso é o acervo acadêmico. E o registro dessas atividades pode ser feito pelo portal do Crea-PR”, explica o Administrador de Empresas e acadêmico de Engenharia de Produção, Claudemir Marcos Prattes, gerente de Relações Institucionais do Crea-PR. 

O Engenheiro Eletricista André Pagani, facilitador do Setor de Convênios e Inserção Profissional, ressalta que o RTA “enriquece o currículo profissional do membro do Crea-Jr, atestando suas atividades técnico-acadêmicas”.

Segundo ele, o RTA pode ser usado para comprovação de experiência técnica tanto no currículo profissional como também no caso de um processo de seleção para intercâmbios, por exemplo.

O serviço é gratuito e simples, mas apenas acadêmicos que integram o CreaJr-PR podem registrar RTAs, que passam por validação de um profissional registrado no Crea. Validado, o RTA pode ser impresso ou salvo e anexado ao currículo do aluno.

Na prática

Alexia Pilotto, aluna do curso de Agronomia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), é membro dirigente desde agosto do ano passado e utiliza o registro dos RTAs.

“Para nós do curso de Agronomia ajuda muito, visto que durante a faculdade temos experiências técnicas diversificadas. Realizei, por exemplo, o registro de um estágio não obrigatório que fiz na Fazenda Escola, no início da graduação, dentro da faculdade. Assim, além do certificado da faculdade, tenho o reconhecimento e registro pelo Crea-PR da atividade”, explica.

Ela recomenda aos demais estudantes fazerem uso da ferramenta. “Às vezes no início da faculdade não damos tanta importância para esses registros, mas, com certeza, quando for a hora de ingressar no mercado de trabalho, ter a comprovação de experiência na área desejada fará toda a diferença!”, enfatiza.

E, segundo a estudante, é importante fazer os registros desde o início do curso. “O RTA é essencial para o estudante e futuro profissional se destacar na concorrência de uma oportunidade, seja dentro da universidade ou no mercado de trabalho, além do próprio mercado se assegurar da qualificação do aluno/novo profissional. Daí a importância também dos registros serem feitos desde o primeiro ano até a colação de grau, pois todas as experiências serão registradas de forma integral”, salienta.

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades