SIG do Crea-PR ainda mais completo
Sistema de Informações Geográficas foi atualizado e apresenta nova formatação e funcionalidades
O Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Crea-PR reúne informações importantes para consulta da sociedade bem como para subsídio às atividades do próprio Conselho e foi recentemente atualizado com mais dados e interatividade. São mapas temáticos, aplicativos e painéis. “O SIG anterior havia sido lançado há mais de uma década e a reformulação trouxe uma nova aparência deixando a informação mais visível, a navegação mais amigável e está responsivo para celular, ou seja, as páginas se adaptam ao tamanho das telas”, explica o Engenheiro Cartógrafo e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Giovani Castolldi, analista de Geoprocessamento do Crea-PR.
As principais novidades são as tabelas de dados que permitem downloads de informações como, por exemplo, a quantidade de profissionais de determinado título profissional e um centralizador com dados de imagens de satélite, dados cartográficos gerais e estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Também estão disponibilizados no espaço os livros de mapas que foram lançados entre 2010 – quando o Crea-PR iniciou os trabalhos com o SIG – até 2018. A publicação traz informações sobre Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), fiscalizações e mapas e era impressa e distribuída em eventos do Conselho e em órgãos públicos. “O material agora está na área do SIG e pode ser lido como e-book ou também pode ser baixado em pdf”, informa Castolldi.
“O SIG anterior havia sido lançado há mais de uma década e a reformulação trouxe uma nova aparência deixando a informação mais visível, a navegação mais amigável e está responsivo para celular, ou seja, as páginas se adaptam ao tamanho das telas” – Eng. Cartóg. e Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Giovani Castolldi, analista de Geoprocessamento do Crea-PR.
Dados
Os painéis interativos trazem informações em forma de mapas, gráficos e tabelas que podem ser manipulados por meio de filtros e ferramentas de seleção e consulta. Nesta área, por exemplo, pode-se acessar dados sobre: gestão de território, registro de profissionais, fiscalização, registro de empresas, ARTs, Entidades de Classe, convênios, registro de profissionais, Instituição de Ensino e Relações Institucionais.
“Tem ainda uma seleção de imagens prontas para download, tabelas de dados e arquivos em formato shapefile para uso em softwares de geoprocessamento e as fontes de dados com atalhos para as informações mais relevantes”, conta Castolldi.
Segundo ele, o SIG cumpre seu papel de ajudar na integração dos fluxos de informações de forma organizada com objetivo de tornar os dados mais confiáveis e fáceis de serem acessados, seja pelos profissionais ligados ao Sistema Crea-PR ou pela sociedade em geral. “O SIG também conta com uma área de acesso restrito, que auxiliam o Crea na tomada de decisão, principalmente, em relação ao planejamento de suas ações de fiscalização.”
Nesta área também é feito o gerenciamento de todos os imóveis do Conselho de forma a tornar ágil o acompanhamento. Como exemplo, o analista de Geoprocessamento cita a questão documental que está toda mapeada e quando há uma licença prestes a vencer, aparece um alerta no mapa para que seja verificado pelo setor responsável. “Todos os prédios estão lá, com endereço e cada Regional aplica filtros para acessar seus imóveis e verificar situações. Ficou bem mais visual e fácil de acompanhar”, diz Castolldi. Também tem acompanhamento de vencimento de extintor de incêndio, obras, laudos de inspeção predial, enfim, um panorama completo da situação das propriedades.
Deixe seu comentário
Cidades inteligentes
Termo de cooperação: TJPR e Crea-PR firmam troca de informações
Mais que Energia: investimentos impulsionam o desenvolvimento do Paraná
Planejamento Estratégico do Crea-PR: um ano de conquistas e avanços
Parceria inovadora entre CreaJr-PR e Mútua Jr traz benefícios aos estudantes
Rastreabilidade na mira
Rastreabilidade vegetal
Blockchains: a evolução da rastreabilidade na área mecânica
Ações impulsionam qualidade de vida e turismo nas praias paranaenses
Pavimentação em concreto: feito para durar
VER Matérias Revista Crea-PR