×

Teoria aplicada na prática!

Publicado em 24 de outubro de 2023

Quando as Instituições de Ensino aliam a prática ao conhecimento, todos ganham!

Um dos fatores de diminuição do índice de evasão nos cursos das áreas tecnológicas é a aplicação prática dos conhecimentos vistos na teoria. E quando isso desenvolve competências que interessem e que resolvam um problema posto, a distância entre academia e mercado diminui e o interesse e engajamento dos estudantes aumenta. Isso tem sido uma realidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Uma das ferramentas que torna isso possível é a aplicação do Software Ansys nos projetos de extensão universitária. “Os tipos de simulação oferecidos na plataforma são utilizados em projetos de competição que envolvem a construção de estruturas, como no programa Baja SAE BRASIL – destinado aos estudantes de Engenharia – com o objetivo de oferecer a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, possibilitando, assim, uma melhor preparação para o mercado de trabalho”, explica o professor de Engenharia Mecânica, Euclides Alexandre Bernardelli.

Em um artigo desenvolvido em conjunto com o estudante de Engenharia Mecânica, João Pedro Satyro Flórido, eles demonstram a importância para os alunos. “Os participantes do programa envolvem-se com um caso real de projeto, construção e teste de um veículo off-road. Os alunos participam das competições regionais e nacionais, e as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos”, explicam.

E a ferramenta também desenvolve competências requisitadas no mercado de trabalho já que o software é utilizado por diversas indústrias. “Ao usar uma ferramenta de elementos finitos amplamente reconhecida na indústria, os alunos adquirem habilidades altamente valorizadas e diretamente transferíveis para suas futuras carreiras, preparando-os para enfrentar desafios complexos na indústria e estabelecer colaborações valiosas”, constatam os alunos.

Ajuda UTFPR

A iniciativa do uso do software Ansys só foi possível graças a uma política de utilização definida na Universidade recentemente. “A ideia é o acesso inclusivo de ferramentas com alto poder de análise, simulação e mineração de dados de forma gratuita para toda a comunidade da UTFPR”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação e Educação Profissional, Guilherme Alceu Schneider.

“Existem ferramentas úteis para estudantes e toda comunidade acadêmica, pois isso aprimora os nossos cursos de graduação, a formação dos nossos egressos e a qualidade da nossa pesquisa, inovação e projetos. Dessa forma, atendemos melhor a sociedade e a comunidade”, conclui o pró-reitor.

Atualmente a Universidade oferece desde ferramentas mais específicas, como Ansys e Solid Works, mais utilizadas nas áreas de Engenharia Mecânica e Civil, mas que podem ter aplicação em diversas áreas de conhecimento, e outras de uso mais amplo, como o MatLab.

O portal “Ajuda UTFPR” também oferece outros serviços, como o Google Workspace, mais conhecido como o GSuite, o que garante que a conta institucional do Gmail tenha maior capacidade de armazenamento no drive e outros recursos que trazem diversas vantagens para as atividades acadêmicas discente, docente e administrativas. Outro serviço disponível é o Minha Biblioteca, uma plataforma online com acesso a todos os livros digitais disponíveis na instituição.

Lembrando que ações deste tipo também visam atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS), que estabelecem que as Instituições de Ensino implementem, ao menos, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação em atividades de extensão universitária.

Deixe seu comentário

Deixe aqui seu e-mail para receber as novidades